A temporada de calor está acabando e muita gente para de fazer trilhas e caminhadas durante o período mais frio do ano. Bate aquela preguiça de sair de casa e muitos acabam não realizando estas atividades até que esquente o clima novamente.
O que muitos não sabem é que esta época do ano é a melhor época do ano para trilhas em localidades de altitude, é a melhor época para subir montanhas, cânions e morros!
Conheça a Temporada de Montanha da Top.
No período do Outono e Inverno as temperaturas (em especial no sul do Brasil) são mais baixas, as vezes até com ocorrência de neve. Porém, é nesta época do ano que a neblina nas montanhas é menor, a visibilidade é melhor. Com as temperaturas mais baixas há menor ocorrência de mosquitos e cobras, comum em matos mais fechados. Outro fator que ajuda a realizar trilhas no inverno é a menor transpiração e o menor desgaste devido ao calor, que ocorre no verão, podendo percorrermos distâncias mais longas.
Localidades com os Campos de Cima da Serra Gaúcha (Cambará do Sul, São Francisco de Paula, e São José dos Ausentes) , Serra Catarinense e Serra do Ibitiraquire no Paraná (onde ficam as maiores montanhas do sul do Brasil – dentre elas o Pico Paraná) são regiões muito convidativas para se fazer atividades.
Mas é claro, para trilhar no inverno é necessário alguns cuidados especiais, em especial nos equipamentos. Vamos a eles:
- Trilhas no inverno não são sinônimos de usar casacos pesados. Eles o farão transpirar e tirá-lo ao longo da trilha não será uma opção. Use blusas do tipo Fleece que são leves, não retém humidade e são fáceis de serem removidas do corpo em caso de necessidade.
- Corta-vento é item essencial para este período do ano. Em montanhas e na serra é comum encontrarmos ventos gelados. Ele será a sua proteção, em especial na região do tórax. Invista em um bom corta-vento.
- Evite roupas de algodão. Elas podem ficar húmidas e sua secagem é lenta. Vale, em especial, para meias. Ficar com os pés húmidos durante uma caminhada no frio pode ser algo extremamente desconfortável. Roupas de algodão molhadas podem causar hipotermia. Prefira materiais sintéticos. Luvas e gorros sintéticos também são ótimos, além de serem mais leves que lã.
- Anorak ou Anoraque sempre a disposição. Este tipo de casaco é o ideal para proteção contra chuva e vento. Anoraks com Gore-tex são impermeáveis porém conseguem deixar o suor sair do corpo através de microporos . Vale o investimento se você pretende praticar atividades no inverno.
- Raios UV ocorrem em qualquer época do ano. Portanto, utilize protetor solar e roupas preferencialmente com proteção UV. Proteja seus lábios, com o frio eles rapidamente ficarão ressecados, hidrate-se com água.
- Dica extra: Segunda pele. Utilização da segunda pele térmica é muito recomendada. Com ela,o fleece e o anorak o sistema de 3 camadas está completo e é o mais indicado para subir a montanha!
Equipamentos de qualidade são um pouco caros. Marcas famosas como North Face, Columbia, Patagonia entre outras, podem ser chamadas de investimentos. Mas se a grana não está sobrando, lojas como a Decathlon podem suprir bem com ótimo custo-benefício a demanda por produtos para o frio.
A Temporada de Montanha está chegando!
Saiba mais:
Conheça a Trilha mais antiga do Sul do Brasil
10 lugares para caminhadas no RS
Bastões de Caminhada – Tudo que você precisa saber
O que não pode faltar na sua mochila
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure