No verão geralmente é o período do ano que as pessoas iniciam em trilhas ou intensificam as atividades, para quem já é praticante deste tipo de atividade.
Trilha de verão tem como principal característica a presença de água. Seja rio, lago, mar ou cachoeira, são em ambientes com água que as trilhas de verão são praticadas. Todo mundo quer se refrescar do calor com muita água.
Outras características de trilhas desta época do ano são:
- Trilhas mais curtas: quilometragem menor que trilhas de meia-estação.
- Locais com árvores: mata, locais mais fechados.
- Travessias de rios: cruzar rios ou trilhar por leito de rios.
- Maior número de pessoas nas trilhas: trilhas costumam ter mais movimento.
Como vantagens destas trilhas podemos destacar:
- Melhor temporada para trilhas com água: quem não gosta de um banho no meio da trilha?
- Refrescar o calor: fugir do calor da cidade para áreas mais refrescantes.
- Banho de rio: um bom banho de rio é sempre um bom pretexto para trilhar.
- Conhecer cachoeiras: geralmente são locais com vegetação fechada que não são tão agradáveis em dias mais frios.
- Horário de verão: dias mais longos possibilitam um melhor aproveitamento.
- Boa época para começar a trilhar: não há tanta necessidade de equipamentos de frio (que são caros), bom para experimentar a sensação de trilhar.
- RS – Menos chuvas: em nossa região o verão não é tão chuvoso quanto o inverno.
- Explorar diferentes regiões: férias ou folgas permitem ir mais longe.
- Alternativa saudável ao litoral: quem não gosta de pegar praia lotada e tranqueira nas estradas pode fugir para locais menos badalados.
Mas nem tudo são vantagens, trilhas de verão exigem cuidados e algumas precauções são boas de se tomar para aproveitar mais.
Desvantagens de trilhas de verão:
- Sol: é o principal inimigo das trilhas de verão, procure realizar atividades com árvores e locais de abrigo. Saiba mais.
- Queimaduras e desgaste: sol pode causar queimaduras e o desgaste do calor é muito maior pela transpiração do corpo.
- Maior ocorrência de animais peçonhetos: cobras e aranhas se proliferam neste período do ano. Todo o cuidado é pouco, utilize perneiras (ou caneleiras) para proteção nas trilhas.
- Maior ocorrência de insetos: abelhas, vespas, mosquitos estarão em maior quantidade nas trilhas. Utilize repelente, roupas longas e NUNCA se meta com enxames de abelhas, vespas ou marimbondo.
Tomando cuidado nas trilhas:
- Protetor Solar: item obrigatório.
- Repelente: item obrigatório. Utilização correta – primeiro protetor solar e depois repelente.
- Alimentação: não deixe de comer, você precisa de calorias. Evite comidas pesadas e de difícil digestão. Dicas de alimentação aqui.
- Hidratação: beba água, beba bastante água e carregue sua água. Nem sempre você terá água potável na trilha. E você é responsável pela sua água.
- Pressão baixa: em caso de problemas de pressão baixa, mantenha-se hidratado e alimente-se corretamente. Caso sinta tonturas ou fraquezas, avise seu guia imediatamente.
- Alergias: pessoas alérgicas devem ter cuidado redobrado. Carregue seu antialérgico na mochila. Caso seja alérgico a abelhas, tenha sua adrenalina consigo e avise o seu guia. Alergias devem ser relatadas para o guia poder agir de maneira
- Caminhar dentro de rios: sempre é escorregadio, pise nas pedras pequenas, evite as grandes e lisas. Ao cruzar o rio, ande de frente para correnteza você terá mais estabilidade.
- Saber nadar x Correnteza: nem sempre saber nadar é garantia de segurança – respeite a água.
- Cachoeiras x Tromba d’água: cuidado com trombas d’água em cachoeira e rios. Ao menor sinal de que o rio está enchendo rapidamente, galhos vindo junto da água, saia imediatamente de perto do rio. Procure saber se o local da trilha tem histórico deste fenômeno.
- Roupa: Utilize calças e camisas de manga longa. Elas protegerão de insetos e do sol. Bonés ou chapéu australianos são muito indicados. Meias – prefira sintéticas à de algodão para evitar bolhas.
- Calçado: Botas de trilha são sempre o mais indicado. Jamais faça trilhas de chinelo ou sandálias. Se por acaso tirar as botas em alguma parada, verifique seu interior antes de calçar, pode ter algum animal peçonhento entrado nela.
Equipamentos:
Aproveite o melhor do verão trilhando com segurança.
Conheça nossos roteiros de trilhas aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.