Se você já é um caminhante experiente, sabe que não precisa ir muito longe de Porto Alegre (sede da Top) para caminhar por paisagens lindas e conhecer locais encantadores. Mas se você não é tão experiente, vamos te apresentar algumas localidades (pouco conhecidas) que ficam até 1h de distância da capital gaúcha, e que são ótimas para caminhar.
Santa Maria do Herval
Cidade bastante grande territorialmente, tem limites com as cidades de: Nova Petrópolis, Morro Reuter, Gramado, Três Coroas, Igrejinha e Nova Hartz. Fica apenas 65km de distância de Porto Alegre e oferece uma grande malha de estradas rurais. Não sendo difícil realizar caminhadas que atravessem estas divisas.
Além disso, a cidade possui uma série de cascatas e cachoeiras. Que garante belos banhos no verão! E tem no Rio Cadeia seu principal atrativo natural, proporcionando balneários para banho.
Conheça nossos roteiros em Santa Maria do Herval.
Presidente Lucena
Presidente Lucena faz parte a da Rota Romântica da Serra Gaúcha, e faz divisa com os municípios de Ivoti, Linha Nova, São José do Hortêncio, Morro Reuter, Lindolfo Collor e Picada Café. A rota de clicloturismo da Rota Romântica passa pela cidade.
A cidade conta com uma vasta “coleção” casas enxaimel do início da colonização alemã no Rio Grande do Sul. E possui alguns morros que podem ser belos desafios aos caminhantes.
Conheça nossos roteiros em Presidente Lucena
Morro Reuter
Cidade localizada às margens da BR-116 na subida da Serra Gaúcha. Morro Reuter é conhecida por ser o primeiro degrau da Serra. Onde os morros começam a se intensificar e começar a dar o ar da graça.
Compõem o município de Morro Reuter as localidades de Walachai, São José do Herval, Muckental, Fazenda Padre Eterno, Franckental, Birckenthal, Picada São Paulo, Linha Cristo Rei, Batatenthal, Planalto, Belvedere e Linha Görgen.
Em geral as caminhadas em Morro Reuter possuem grandes lombas. Então prepare-se e venha conhecer.
Conheça nossos roteiros em Morro Reuter
Picada Café
Seguindo a BR-116 após Morro Reuter, encontramos Picada Café. Essa cidade junto com Nova Petrópolis e Linha Nova forma uma extensa malha de estradas rurais para caminhantes.
É muito comum começar em uma cidade, passar por uma segunda e terminar em uma terceira cidade. Sem nem perceber que trocou de cidade.
Picada Café é muito conhecida por seus empreendimentos alimentícios orgânicos. Entre eles a única cervejaria orgânica do Brasil.
Assim como as cidades vizinhas, lombas e paisagens lindas não faltam para apreciar e desafiar os caminhantes!
Conheça nossos roteiros em Pica Café
Linha Nova
A cidade “Berço das Cervejarias do Rio Grande do Sul” é uma das cidades mais bem estruturadas para caminhadas. Ela criou quatro roteiros auto-guiados para receber pessoas interessadas em caminhar por suas estradas.
Assim como as suas vizinhas, Linha Nova é uma pequena cidade (urbana) mas com muitas estradas rurais pouco movimentadas. Onde pode-se caminhar com tranquilidade e segurança. Além de poder aproveitar as excelentes cervejas que a cidade oferece em suas três cervejarias.
Conheça nossos roteiros em Linha Nova
São José do Hortêncio
Uma das localidades mais antigas da colonização alemã no Rio Grande do Sul, Hortêncio é uma pequena cidade que faz divisa com Linha Nova e Presidente Lucena. O que proporciona uma boa integração entre suas estradas para caminhantes.
A Terra do Aipim, como é conhecida está em processo de elaboração de rotas de caminhadas para atrair mais pessoas.
Conheça nossos roteiros em São José do Hortêncio
Bom Princípio
Conhecida como Terra do Moranguinho, Bom Princípio asfaltou muito de seu interior mas ainda existem localidades ótimas para caminhar. Em especial junto a cidade de Harmonia, é possível conhecer belas paisagens. E claro, saborear moranguinhos!
O rio Caí passa por boa parte de seu território, o que proporciona balneários e locais para pesca. Além de belas paisagens para aquelas fotos durante a caminhada.
Conheça nossos roteiros em Bom Princípio
Gostou das dicas? A Top tem roteiros para todos estes destinos!
Saiba mais:
Alimentação em trilhas. Saiba o que comer nestas atividades.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.