Dia 1 de Março é considerado o Dia Mundial do Turismo Ecológico. Ou dia Mundial do Ecoturismo.
Nós, da Top acreditamos que o Ecoturismo é uma forma de conexão entre as pessoas a e natureza. Em especial para as pessoas que costumam passar os dias da semana trancadas em escritórios nas cidades sem chance de poder respirar um ar mais limpo e de enxergar um pouco de verde na sua frente.
Esta modalidade de Turismo, ainda recente no Brasil, cresce anualmente 20% no resto do mundo. Em nosso país ainda engatinha, por questões políticas e burocráticas. A falta de infraestrutura limita acessos e dificulta a popularização.
O Turismo ecológico ajuda a desenvolver economicamente regiões de maneira sustentável. Em parceria com Guias de Turismo, Agências, população local e poder público, é possível fomentar esta prática de maneira esportiva e educacional, preservando as belezas naturais.
O ecoturismo pode ser praticado em um banho de cachoeira, numa caminhada por trilhas, num passeio a cavalo ou num estudo biológico. Impulsionados pela vontade de entrosar-se com os reinos vegetal e animal e harmonicamente fazer parte deles, os chamados ecoturistas andam, seguem trilhas desconhecidas, suam, e quase perdem o fôlego “apenas” para poder contemplar as paisagens.
O turismo ecológico se evidencia de qualquer outro tipo de turismo tradicional pela iniciativa dos viajantes se deslocarem do seu local de origem em busca de áreas relativamente pouco conhecidas, com objetivos específicos de estudo, admiração e prazer. Acredita-se que no Brasil existam mais de meio milhão de pessoas que praticam o ecoturismo, num total de 50 milhões no mundo. Deverá ser uma das principais modalidades do lazer e turismo nos próximos anos.
A base do Turismo Ecológico são as caminhadas, pois para se praticar qualquer modalidade é preciso chegar ao atrativo natural através de pelo menos uma pequena distância a pé. E para caminhar não são necessários grandes equipamentos, mas valem algumas dicas:
- planeje o seu roteiro pesquisando em guias e mapas;
- contrate empresas sérias para seus roteiros; Por que viajar com a Top?
- leve boné, protetor solar e labial, óculos de sol, binóculo, lanterna, bússola e canivete, capa de chuva, máquina fotográfica e cantil.
- caminhe sempre de mãos livres e coloque os seus acessórios em mochila ou pochete.
- use roupas leves no verão e escolha um bom calçado, bota ou tênis de caminhada com boa aderência para diversos tipos de terrenos.
Mais dicas aqui.
Respeite o local que for visitar, respeite os outros, respeite os moradores locais, respeite seus limites, não suje, não deprede, evite fogueiras, tome cuidado, não arrisque a vida por uma foto!
Quer começar a praticar o ecoturismo?
Confira algumas dicas:
Crianças na natureza – motivos para
Turismo em tempos de pandemia.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.