A Serra do Ibitiraquire é uma serra no Paraná situada entre os municípios de Antonina e Campina Grande. Ela detém a maioria das montanhas mais altas do sul do país. Dentre elas a maior, o Pico Paraná.
Esta serra está apenas 40km de Curitiba, é atualmente, um dos destinos mais procurados para trilhas e montanhismo no Paraná e região. Recebendo aventureiros de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul aos finais de semana e feriados.
Seus três mais altos cumes são: O Pico Caratuva 1.860m, Pico Paraná 1.877m e o Pico Itapiroca 1.805. Sendo o terceiro de fácil acesso e sem grampos em suas paredes.
Pico Itapiroca é a 5º maior montanha do sul do Brasil. Sua trilha tem duração de cerca de 3h/4h de caminhada, sem nenhum lance técnico (degrau, escalada). Tranquilamente se chega ao seu cume, sem muito sofrimento, em uma caminhada sossegada, aproveitando a vista, parando para dar uma descansada e aproveitando as belezas dessa grandiosa serra. Para os que querem um dia subir o grandioso Pico Paraná, essa é uma ótima oportunidade para treinar seus limites e ampliar suas experiências. De seu cume avista-se o Pico Paraná.
O Pico Paraná é a montanha mais alta do sul do país é conjunto principal do maciço rochoso que compõe três cumes: pelo próprio pico Paraná (também chamado abreviadamente de PP), União e Ibitirati. Neste último está o mais alto paredão de granito do Brasil, com 1050m de altura, com inclinações que variam dos 70° aos 90°. O acesso ao PP é, geralmente, feito com acampamento em dois pontos A1 e A2 com a utilização de mochila cargueira. Seus grampos são um desafio para o montanhistas.
Antes de 1940 a montanha tida como a mais alta do estado era o monte Olimpo, no Conjunto Marumbi, cuja altitude havia sido recentemente revista para 1.547 metros. Na década de 40, Reinhard Maack, geólogo alemão que viveu no Brasil, foi o responsável pelas medições dos picos da região da Serra de Ibitiraquire.
Além do Pico Paraná, Itapiroca e Caratuva, existem os picos Camapuã, Tucum e Ciririca que também são desafios especiais na região.
Em agosto de 2018 a Top tentou fazer expedições à algum destes picos. Mas as chuvas na época nos impediram de realizar as atividades.
Conheça as montanhas do Paraná com a Top neste roteiro.
Saiba mais:
Cânions de São José dos Ausentes – Você precisa conhecer
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.