Uma das coisas que sempre recomendamos para nossos trilheiros é: usar sapato confortável e que já tenha sido amaciado.
Por que é tão importante nunca “estrear” um tênis ou bota em uma trilha?
Bom, primeiro porque sempre “estrear” um sapato é delicado. Você não conhece a forma do sapato, você não sabe bem como é a pisada do sapato, e testar um sapato durante um longo período de tempo pode não ser uma boa pedida.
Já tentou usar um sapato novo em uma festa? Aposto que se a resposta foi sim, você já sofreu com essa situação. Para trilhas funciona da mesma forma.
Então, o que fazer antes de usar o tênis ou bota na trilha?
Recomendamos que você use o sapato, pode ser em casa, pode ser durante um período do dia, mas use o sapato antes da trilha. Talvez você precise usá-lo durante alguns dias, talvez até, durante algumas semanas. Mas a dica é: use o calçado!
Apenas usando ele você saberá quais serão os pontos de atenção que você terá durante a primeira atividade.
Dedos e calcanhares, geralmente são os pontos que requerem mais atenção. Machucar o calcanhar pode arruinar a sua caminhada e em pontos com descida, os dedos são os que mais sofrem caso o calçado não seja adequado ou não esteja ajustado ao pé.
Nas atividades de ecoturismo, o conforto vem sempre em primeiro lugar da estética.
Em especial, para caminhadas longas em meio a natureza onde você não terá opções de troca, utilize calçados já adaptados aos seus pés. Isso fará toda a diferença entre aproveitar e sofrer na atividade.
Caso queira algumas dicas de como escolher equipamentos para iniciar atividades de aventura, pode acessar o link aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure