A capital do gaúchos, Porto Alegre teve em sua história alguns nomes. Alguns bem conhecidos como “Porto dos Casais”, em alusão aos casais açorianos que se estabeleceram na região em seus primórdios. Outros nomes não tão conhecidos. Vamos contar um pouco da história dos nomes da cidade sede da Top.
A ocupação do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, foram bastante tardias em relação à outros pontos do Brasil. A Colônia de São Pedro, como era conhecida nossa região foi povoada “para valer” portugueses somente após o Tratado de Madri de 1750 que culminaria com a Guerra Guaranítica na região das Missões Jesuíticas. Esta guerra que teria consequências direta para a vila do Porto de Viamão, primeiro nome de nossa cidade.
A região onde hoje é o centro histórico, junto ao Guaíba (sem o aterramento) foi o ponto de formação do vilarejo que ficou conhecido como Porto de Viamão. Nos campos de Viamão existiam grandes instâncias, onde a produção e o comércio circulavam pela Lagoa de Viamão (Guaíba), com porta de entrada pelo então Porto de Viamão. Comércio que circulava em especial para Rio Pardo e Rio Grande.
Em 1740, surge a figura de Jerônimo de Ornelas (que daria nome a rua moderna que fica ao lado do Centro de Saúde Modelo até o Hospital de Clínicas). Jerônimo de Ornelas recebeu como sesmaria a área do Porto de Viamão e esta começou a ser denominada de Porto D’Ornelas, quer viraria Porto do Dorneles. Em alusão ao seu proprietário.
A área do Porto do Dorneles propriamente, segundo o historiador Walter Spalding, ficava onde hoje é a Ponte de Pedra. Na foz do arroio (hoje Arroio Dilúvio) junto ao Guaíba.
Em 1752 começaram a chegar os primeiros imigrantes açorianos ao Rio Grande do Sul. Eles iriam povoar a região missioneira, porém com a Guerra Guaranítica, que causou a expulsão dos Jesuítas da região, acabaram sendo espalhados por outros territórios à própria sorte, dentre eles a atual Porto Alegre. Localidades como Rio Grande, Santo Amaro, Triunfo e Viamão também foram alguns destinos dados aos imigrantes.
Com a chegada de 60 casais açorianos (número nunca confirmado) ao Porto do Dorneles, a localidade começou a ser denominada Porto dos Casais – nome muito conhecido. Estes imigrantes (cerca de 300 pessoas) se instalaram na região central do atual Gasômetro até a região da rua Vasco Alves.
De 1760 até a invasão espanhola em 1766, a capital da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul era a cidade de Rio Grande. Esta invasão teria impacto direto na colonização e na política de Viamão e do Porto dos Casais. A capital foi transferida de Rio Grande para Viamão.
A data oficial de fundação da cidade de Porto Alegre é 26 de março de 1772, quando foi elevada à Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais.
Em 1773, o então governador da época, José Marcelino de Figueiredo (nome oficial Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda), muda a capital para o Porto dos Casais – devido a sua posição estratégica. Transformando o povoado açoriano em base militar e administrativa da província. A primeira fortificação militar é construída, delimitando os limites do povoado. Com a mudança da capital, acontece também o “batismo” do nome atual, Porto Alegre.
Mas e por que Porto Alegre? Bom, isso não se sabe oficialmente. Mas existem algumas ideias de por que este nome.
Alguns dizem que é baseado na alegria do povo que vivia na época na região, outros que tem origem em uma série de nomes de localidades portugueses que remetem a Porto Alegre (Santana de Porto Alegre, na Ilha Terceira. Portalegre, no Alto Alentejo).
Fontes: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Viva o Centro a Pé.
Quer conhecer mais sobre Porto Alegre? A Top te mostra.
Saiba mais sobre as Missões Jesuíticas.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.