Missões Jesuíticas foram aldeamentos indígenas fundados por padres Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul, norte da Argentina e sul do Paraguai. Teve seu auge por volta de 1700 e seu declínio […]
Missões Jesuíticas foram aldeamentos indígenas fundados por padres Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul, norte da Argentina e sul do Paraguai. Teve seu auge por volta de 1700 e seu declínio após o Tratado de Madri em 1750. Onde Portugal e Espanha fizeram uma troca de territórios que eclodiu na Guerra Guaranítica.
Em nosso roteiro visitaremos três dos Sete Povos das Missões: Santo Ângelo, São Miguel e São João Batista. Além de visitar outros pontos ligados a cultura missioneira na cidade de São Miguel. Como uma fonte de mais de cerca de 300 anos.
Santo Ângelo Custódio:
Atual Santo Ângelo, foi a última redução a ser fundada, em 1707. Hoje possui uma Catedral inspirada na Igreja de São Miguel no local da antiga redução.
É possível identificar ruínas nas laterais das Catedral, escavadas por arqueólogos da região – Chamado de Museu a Céu Aberto. A praça atual reflete os limites da praça original do povoado.
Será nossa primeira parada na região missioneira. Santo Ângelo é a cidade mais desenvolvida dos Sete Povos antigos.
São Miguel Arcanjo:
Nossa segunda parada e local onde passaremos a noite. Atual São Miguel das Missões.
Patrimônio Mundial da UNESCO, o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo será nossa atração principal em nossa viagem no território missioneiro. Capital dos Sete Povos das Missões, é atualmente, o sítio mais bem preservado no Rio Grande do Sul.
Incialmente fundada em 1632 pelo Cristóvão de Mendonça, teve seu legado instaurado no ano de 1687 com o deslocamento de cerca de 4 mil pessoas.
Esta redução chegou a ter mais de 7mil pessoas em seu auge. Levando a fundação de outra redução – São João Batista – Devido a insuficiência de recursos para a população.
Todas as noites acontece o espetáculo Som e Luz, onde a história dos Sete Povos é narrada do seu apogeu ao seu declínio.
São João Batista:
Localizada na zona rural da cidade de Entre-Ijuís, chegou a ter 3.400 pessoas em seu auge. Será nossa última para antes do retorno a Porto Alegre.
Fundada a partir da população de São Miguel, pelo padre Antonio Sepp. Foi o primeiro local da região sul do Brasil a ter fundição de ferro.
Jesuítas, Sepé Tiaraju e Pedra do Segredo – Conheça a lenda de Caçapava do Sul
Compartilhar esse tour