12-13 de Julho | Berço da história do RS e a mais bela praça do Estado
Missões Jesuíticas foram aldeamentos indígenas fundados por padres Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul, norte da Argentina e sul do Paraguai. Teve seu auge por volta de 1700 e seu declínio […]
Missões Jesuíticas foram aldeamentos indígenas fundados por padres Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul, norte da Argentina e sul do Paraguai. Teve seu auge por volta de 1700 e seu declínio após o Tratado de Madri em 1750. Onde Portugal e Espanha fizeram uma troca de territórios que eclodiu na Guerra Guaranítica.
Em nosso roteiro visitaremos três dos Sete Povos das Missões: Santo Ângelo, São Miguel e São João Batista. Além de visitar outros pontos ligados a cultura missioneira na cidade de São Miguel. Como uma fonte de mais de cerca de 300 anos.
Santo Ângelo Custódio:
Atual Santo Ângelo, foi a última redução a ser fundada, em 1707. Hoje possui uma Catedral inspirada na Igreja de São Miguel no local da antiga redução.
É possível identificar ruínas nas laterais das Catedral, escavadas por arqueólogos da região – Chamado de Museu a Céu Aberto. A praça atual reflete os limites da praça original do povoado.
Será nossa primeira parada na região missioneira. Santo Ângelo é a cidade mais desenvolvida dos Sete Povos antigos.
São Miguel Arcanjo:
Nossa segunda parada e local onde passaremos a noite. Atual São Miguel das Missões.
Patrimônio Mundial da UNESCO, o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo será nossa atração principal em nossa viagem no território missioneiro. Capital dos Sete Povos das Missões, é atualmente, o sítio mais bem preservado no Rio Grande do Sul.
Incialmente fundada em 1632 pelo Cristóvão de Mendonça, teve seu legado instaurado no ano de 1687 com o deslocamento de cerca de 4 mil pessoas.
Esta redução chegou a ter mais de 7mil pessoas em seu auge. Levando a fundação de outra redução – São João Batista – Devido a insuficiência de recursos para a população.
Todas as noites acontece o espetáculo Som e Luz, onde a história dos Sete Povos é narrada do seu apogeu ao seu declínio.
São João Batista:
Localizada na zona rural da cidade de Entre-Ijuís, chegou a ter 3.400 pessoas em seu auge. Será nossa última para antes do retorno a Porto Alegre.
Fundada a partir da população de São Miguel, pelo padre Antonio Sepp. Foi o primeiro local da região sul do Brasil a ter fundição de ferro.
Jesuítas, Sepé Tiaraju e Pedra do Segredo – Conheça a lenda de Caçapava do Sul
Compartilhar esse tour