A mochila é um dos equipamentos essenciais para realizarmos qualquer trilha, pois dentro dela estará quase tudo que é necessário para nosso conforto e abastecimento durante a atividade. Mesmo quem já tem alguma experiência, às vezes passa por perrengues porque carregou coisas demais…
Por isso, seja em trilhas curtas ou de longa distância, de apenas um dia ou mais tempo (como travessias), precisamos ficar atentos em como nos sentimos em relação ao peso da mochila. Além de estar confortável para carregar, a arrumação da mochila deve promover o equilíbrio do peso e, a praticidade de acesso aos itens mais importantes.
Cada grama a menos na bagagem faz bastante diferença!
Vamos às dicas:
“ORDEM DE MONTAGEM”
- Fundo da mochila: itens que serão menos utilizados.
- Parte superior: itens importantes que serão utilizados ao longo do dia durante a trilha.
Bolsos laterais: itens importantes de ter fácil acesso, mas que podem não ser utilizados. (Ex: kit de primeiros socorros, rádio, celular…)
Acesso:
- Todos os itens mais importantes e que serão utilizados ao longo da trilha devem ficar em um lugar acessível, ou seja, não podemos ter que tirar tudo da mochila para encontrar um protetor solar, por exemplo… Estes itens podem ser guardados por último 🙂
- Mapa/gps, garrafas de água, protetor solar, repelente, máquina fotográfica, o lanche do dia, capa de chuva (caso tenha previsão de chuva). Nos bolsos pequenos podemos guardar escova,
pasta de dente, canivete, lanterna e lanches rápidos. - Para travessias: o combustível, deve ser guardado na vertical abaixo do nível da comida, ou num dos bolsos externos; pois caso ocorra vazamento, não contamine a comida. No fundo da mochila, guardamos os equipamentos de acampamento (saco de dormir, barraca, roupas extras, utensílios de cozinha e comida para o jantar).
Balanço:
- É importante que os itens pesados estejam acondicionados próximos às costas, alinhando o peso ao nosso corpo. Se você colocar muito peso na parte superior da mochila, você perde o equilíbrio; com muito peso no fundo, você fará mais esforço e sua postura ao caminhar será para compensar esse desequilíbrio. Os pesos laterais também devem ser equilibrados.
Compressão:
- Para otimizar o tamanho da mochila, não podemos deixar espaços vazios! Podemos guardar itens dentro de outros, como fogareiro e comidas dentro das panelas, roupas ao redor dos itens ou em formato de rolinhos, isolante térmico formando “paredes” na mochila…
Discrição:
- O objetivo deste item é tentar guardar tuuuuudo dentro da mochila, sem deixar nada pendurado pro lado de fora. Evitando que os equipamentos molhem, quebrem, ou se percam.
Após a montagem da mochila, temos que verificar se o peso está bem distribuído… No caso de mochilas com barrigueiras, que devem ficar apoiadas sobre os quadris, é ali que o peso precisa se concentrar. Se sentir ombros doloridos ao final do dia, sua arrumação não foi a ideal.
Também é legal fazer uma lista com os itens que irá levar, e anotar o que foi usado ou não na atividade. Assim, a organização e escolha dos itens vai sendo aprimorada a cada mochila montada 😀
Saiba mais
Te interessou por trilhas? Temos algumas dicas aqui.
Níveis de Dificuldade – Por que respeitar seus limites
Alimentação em trilhas. Saiba o que comer nestas atividades.
Sobre a autora:
Victoria Gobi, coordenadora da Top Trip Adventure.