Você que é gaúcho, mora no Rio Grande do Sul, e frequenta as praias de Santa Catarina. Já pensou em conhecer novos lugares em nosso estado vizinho?
Pois a Top Trip Adventure tem algumas dicas de locais incríveis para ir além do tradicional litoral catarinense.
Primeiro: Urubici
Urubici é um município de Santa Catarina situado em uma altitude de 915 metros.
Dono do registro da temperatura mais fria no Brasil, feito no Morro da Igreja em 29 de junho de 1996, -17,8°C.
Localizada no Vale do Rio Canoas, é o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina Paraíso de ecoturismo! Urubici reserva uma infinidade de locais para explorar. Muitos deles, ainda não liberados. Cânion do Espraiado, Serra do Corvo Branco, Morro do Campestre e uma infinidade descascaras são alguns dos lindos locais da cidade.
Atualmente a cidade conta com uma população de 10 mil habitantes e possui uma área de 1019,1 km quadrados.
Quer conhecer um pouco mais de Urubici? Acesse aqui para mais informações.
Segundo: Rota da Baleia Franca
Ok, precisamos indicar praias catarinenses. Mas não é uma praia comum, é uma rota de praias especias que reservam muita coisa além de areias brancas e águas cristalinas.
Considerada a capital nacional da baleia-franca. Imbituba atrai turistas nos meses de julho à novembro para observação destes gigantes. Época e reprodução desta espécie de baleia, é muito comum avistamento destes animais com seus filhotes muito próximos das praias da região. Junto com Garopaba, são as duas cidades com suas baías que servem de berçário para as baleias-franca.
Desde de 2012 não é possível fazer passeios de barco em busca das baleias, mesmo assim é possível vê-las das encostas dos morros das praias de Imbituba e Garopaba.
Anualmente a Top leva grupos para conhecer a região e procurar esses gigantes!
Para conhecer a região veja mais informações aqui.
Terceiro: Serra do Rio do Rastro
Considerada uma das estradas mais espetaculares do mundo, a Serra do Rio do Rastro está situada na Serra Catarinense entre as cidades de Lauro Muller e Bom Jardim da Serra.
Local muito procurado por motociclistas que adoram suas curvas nos seus 8km de subida/descida.
Em seu mirante mais ao alto a Serra atinge a altura de 1421m e permite a visão de praticamente toda a sua extensão.
Desde 1870 suas curvas já eram exploradas por tropeiros no percurso da Serra até o Porto de Laguna. Chamada de “Serra dos Doze”, foi pavimentada e iluminada na década de 80 e hoje é um dos principais atrativos turísticos de Santa Catarina.
Para conhecer a região veja mais informações aqui.
Quarto: Serra do Corvo Branco
Menos conhecida que a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco está situada na divisa das cidades de Urubici e Grão Pará na Serra Catarinense. SC-370 é a sua estrada. Pavimentada nas pontas das cidades, mas ainda em obras em seus 805m de altura entre as cidades.
A ave rara que dá nome a esta linda estrada é na verdade um Urubu-rei. Ave de pelagem branca que foi confundida com um corvo por antigos moradores da região. Por suas curvas existe o maior corte de rocha arenitíca do Brasil, a estrada corta dois paredões de 90m de cada lado. Com mais de 160 milhões de anos, a região da Serra Geral foi a primeira ligação da Serra Catarinense com o litoral.
Quer conhecer esse lugar, acesse aqui.
Quinto: Valeu Europeu
Região situada ao norte de Santa Catarina próxima à Balneário Camboriú, o Vale Europeu é composto por várias cidades com forte influência de imigrantes europeus.
Locais de belezas naturais e muita história, mantém tradições de alemãs, italianos e portugueses vivas até hoje. Cidades ricas e de grande importância econômicas como: Blumenau, Joinville, Pomerode, Brusque e Timbó formam a parte mais importante do vale. Que ainda conta com outras menores como Ascurra, Rodeio, Doutor Pedrinho, e outras.
Tradições como Oktoberfest e Osterfest são festas populares da região. Além de ter a terceira cidade mais antiga do país: São Francisco do Sul, fundada em 1641 por portugueses.
Você está convidado a conhecer estes locais incríveis de Santa Catarina!
Bônus: Nova Veneza
Situada na encosta da Serra Geral, com uma natureza exuberante. A cidade ficou conhecida pelo seu Carnevale di Venezia, uma festa temática que remete aos bailes mascarados da cidade de Veneza na Itália.
Colonizada por italianos, a região é cheia de atrativos gastronômicos: restaurantes típicos e vinícolas dão o tom da região. Além disso, sua proximidade com a Serra Geral atrai aventureiros para descobrir suas trilhas e cachoeiras. Dividindo com Siderópolis e Treviso as atrações mais especiais.
Conheça mais deste destino aqui.
Te interessou por caminhadas? Temos algumas dicas aqui.
Saiba mais sobre o Vale Europeu.
Urubici, a cidade que você precisa conhecer.
Ametista do Sul – a terra da pedra Ametista
Conheça as belezas da Lagoa do Peixe
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.