Muita gente acha que com a chegada do calor podemos nos dar ao luxo de tirar as máscaras e seguir vida normal. Pois, infelizmente não. A pandemia ainda está presente, o vírus ainda circula e não podemos baixar a guarda.
Mas e as atividades ao ar livre? Bom, as atividades ao ar livre com 2 metros de distância entre as pessoas tem menos chance de contágio, mas nem sempre as atividades terão estas distâncias possíveis.
Com a chegada do verão, as caminhadas em estradas rurais (mais fáceis de espalhar o povo) perdem um pouco de espaço para trilhas em meio a mata – aquelas de fila indiana, com as pessoas mais próximas e ai temos alguns problemas.
No ambiente de floresta/mata fechada há muita umidade e o calor do verão fará a máscara ficar molhada mais rapidamente que em um ambiente mais aberto. Segundo a infectologista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Gynara Rezende, consultada pela Top, o que deve ser feito é a troca mais frequente das máscaras. Em geral, a orientação é de uso de máscara no máximo de 2h, porém neste ambiente a necessidade de troca será maior – em menos tempo. Assim que ela esteja úmida.
Não é recomendado realizar atividades onde as pessoas fiquem próximas sem máscara, mesmo ar livre.
Sabemos que o conceito de proteção ao coronavírus ainda é um tanto discutido entre especialistas, mas independente disso, a Top continuará realizando suas atividades (mesmo ao ar livre) com a utilização do EPI mais recomendado para a segurança: a máscara.
Veja as nossas orientações sobre a pandemia.
Leve um saco plástico consigo para colocar as máscaras usadas quando trocar, mantenha suas mãos higienizadas e evite tocar o rosto. Carregue seu kit de máscaras e seu álcool em gel e vamos aproveitar para caminhar, trilhar, fazer rapel e se aventurar com a maior segurança possível para todos.
Lembrando que caso você tenha adquirido uma viagem conosco e apresente algum sintoma gripal antes da viagem, deverá nos avisar e adiar sua aventura (sem custo algum). E caso após a realização da atividade sinta algum sintoma também deverá nos avisar para que possamos comunicar à todos os participantes da viagem para podermos “rastrear” um pouco a circulação do vírus.
Seguiremos trabalhando com 50% de capacidade de transporte e com todo cuidado possível! Com todo mundo fazendo sua parte é possível levarmos uma vida mais próxima do normal.
Saiba mais
Por quê viajar com a Top Trip Adventure?
O Turismo em tempos de pandemia
Alongamentos para caminhadas e trilhas
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.