Seguindo as dicas que demos no post anterior (aqui), vamos te apresentar mais cinco locais de trilhas para fugir do convencional no Rio Grande do Sul!
A Top procura descobrir novos locais e apresentar para seus viajantes. Então ai vão algumas dicas de cinco trilhas pouco conhecidas em locais pouco explorados:
Caxias do Sul
A segunda cidade mais importante do RS é também um destino (pouco conhecido) cheio de riquezas naturais. Cascatas, campos e até cânions fazem parte dos atrativos que a zona rural de Caxias oferece.
Em especial ao norte da cidade, a paisagem se mistura entre nascentes e cascatas com campos – mais parecidos com campos de cima da serra.
A região de Criúva – uma das mais antigas de Caxias – é cheia de atrativos naturais como a Cachoeira da Mulada e o Cânion Palanquihos.
Vale cuidado para algumas cachoeiras quanto à poluição.
Saiba mais sobre este destino aqui.
Jaquirana
Nos campos de cima da serra existe uma jóia escondida. Com seus atrativos “vendidos” como se fossem Cambará do Sul (nada contra Cambará – muito pelo contrário), a região ainda engatinha no turismo. Novos empreendimentos estão surgindo na região como a Aldeia Colibri para alavancar o ecoturismo.
Jaquirana possui locais incríveis como o Passo do S e o Passo da Ilha.
São Francisco de Paula
São Chico é muito mais que apenas o um famoso parque da cidade e o lago. Como uma das mais importantes regiões de nascentes do nosso estado, a cidade é um paraíso quando se fala em ecoturismo.
Nesta região a Serra Geral começa a surgir e seus cânions à tomar forma.
Em São Francisco de Paula existe uma Floresta Nacional – Unidade de Conservação nacional – agora em processo de privatização, como sua “irmã” de Canela. Nela aconteceu o início das trilhas de longo curso no sul do Brasil com o trecho do Caminho das Araucárias. Onde araucárias com mais de 500 anos podem ser contempladas.
Três Forquilhas
Cidade da famosa Cascata da Pedra Branca – aquela da borda infinita (foto), essa região do litoral norte reserva várias belezas. Ainda pouco conhecida em relação a vizinha Maquiné ela tem tantas ou mais atrações, ainda não exploradas pelo turismo.
Os condutores e produtores locais tem se organizado para proporcionar segurança e receptividade aos que vão para a região.
Conheça mais sobre Três Forquilhas.
Itati
Fazendo divisa com Três Forquilhas, a cidade de Itati também fica na encosta da Serra Geral e devido a isso, é cheia de cachoeiras e nascentes. Locais para banho é o que não faltam na região.
Em várias das cachoeiras da região é possível realizar rapel (com profissionais e equipamentos). Em alguns de nossos roteiros, nosso time de rapel está presente para dar um plus à mais ainda para a viagem!
Conheça mais sobre nosso roteiro na região de Itati.
Saiba mais
Te interessou por trilhas? Temos algumas dicas aqui.
5 trilhas para fugir do convencional.
Alimentação em trilhas. Saiba o que comer nestas atividades.
Queres te aventurar no rapel? A gente te ajuda.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.