A EF-491 ou Ferrovia do Trigo é uma ferrovia inaugurada em 1979 que interliga a o Tronco Principal Sul em Roca Sales com a Ferrovia Marcelino Ramos-Santa Maria em Passo Fundo.
Muito conhecida por seus inúmeros viadutos, a Ferrovia do Trigo está localizada no Vale do Taquari, passando pelos municípios de Muçum, Vespasiano Corrêa, Guaporé e Dois Lajeados.
A região bastante conhecida pela prática de esportes de aventura virou polo turístico no Rio Grande do Sul nos últimos anos, especialmente por seu viaduto mais famoso, o imponente V13 com seus 143m de altura (terceiro maior viaduto ferroviário do mundo). Porém, seus encantos não se resumem à ele.
Inúmeras cascatas estão nas paredes das encostas dos morros que circundam a região. Muitas delas, excelentes para prática de cascading, rapel em cachoeira. Excelentes locais para curtir um dia em meio a natureza.
Construída pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro, a ferrovia foi inaugurada pelo presidente Geisel durante a ditadura militar no Brasil.
Servindo apenas para transporte de carga atualmente, pela Rumo Logística. Existem projetos para que trens turísticos voltem a circular pela ferrovia – Saiba mais aqui.
Muito explorada para passeios turísticos, a circulação de pessoas pela ferrovia é proibida. Tanto para a prática de rapel (comum na região), quanto a caminhada em seus trilhos, passíveis de multa para pessoas e empresas que desrespeitem as orientações. Devido a periculosidade de trens e carros limpa-trilhos que podem causar acidentes. Especialmente, em viadutos que possuem trilhos vazados como o Mula-Preta e o Pesseguinho (ambos, em Dois Lajeados).
A região é muito bonita e cheia de atrativos, porém o turismo consciente deve ser sempre levado em consideração. Respeitar leis, normas e realizar atividades com segurança é obrigação das agências, e a Top Trip Adventure segue a risca.
A “Obra do século” , como era chamada pela imprensa do RS. A linha férrea que liga Porto Alegre a Passo Fundo levou 68 anos entre seus primeiros estudos e sua inaguração em 1979. O seu objetivo era diminuir a distância dos pontos de 680km(estradas) para 291km (ferrovia), afim de escoar a produção agrícola do norte do estado.
Interrompida pelas duas grandes Guerras, sua obra só começaria efetivamente em 1949. Mas seria novamente interrompida em 1968 devido dificuldades financeiras e técnicas no trecho entre Roca Sales e Passo Fundo. A obra seria retomada em 1971 com o entrada do Primeiro Batalhão Ferroviário de Lages-SC e finalizada em dezembro de 1979.
Fazemos caminhadas frequentes pela região. Com saída de Muçum até o Viaduto 13. Em um trajeto de 12.8km, passando por 6 viadutos da Ferrovia do Trigo. Temos também uma rota que passa por túneis que não foram finalizados e hoje encontram-se abandonados no antigo trajeto da Ferrovia.
Ao final, os caminhantes são recepcionados com um incrível refeição para repor as energias! Seguindo nossa tradição de valorizar o turismo e a economia local de onde levamos nossos grupos.
A região tem se organizado para criar um roteiro turístico através do Trem dos Vales. No ano de 2019 durante 4 finais de semana foram realizadas viagens-piloto para testar a aceitação e a organização do projeto. Resultado foram 8 viagens lotadas. A Top levou dois grupos para realizar a viagem de Guaporé à Muçum.. Foi uma experiência incrível andar sobre a ferrovia em um trem.
A construção do Cristo Protetor de Encantado está movimentando fortemente a região. Hóteis, restaurantes e novos pontos turísticos estão em forte ritmo de expansão na região do Vale do Taquari.
A estrutura foi toda trazida de Santa Catarina, onde existem passeios de trem itinerantes em vagões reformados. O trem diferentemente da Maria Fumaça de Bento Gonçalves–Carlos Barbosa não é puxado por uma máquina à vapor devido a complexidade do trajeto, e sim por uma locomotiva de carga.
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Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.