Valparaíso é considerada a porta de entrada marítima do Chile. Situada na costa do oceano Pacífico. A cidade detém o porto mais importante do país. Fundada apenas 3 anos após a capital Santiago, em 1544, é famosa por suas funiculares (elevadores em formato de trilho para subida à morros).
Por sua conservação e autenticidade, Valparaíso é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Considerada um museu a céu aberto, seus grafites são responsáveis pelo tom da cidade. Durante os últimos anos, foi reduto de artistas chilenos famosos. Dentre eles o poeta Pablo Neruda, ganhador do prêmio Nobel de Literatura.
Assim como Mendoza-ARG, Valparaíso é uma grande produtora de vinhos e também faz parte das Nove Grandes Capitais do vinho. É a região responsável pelos mais premiados vinhos chilenos.
Para quem vai a cidade, passear pelas ruas e ladeiras é uma das principais atividades para se fazer.
Visitar uma das casas de Pablo Neruda, La Sebastiana, é parada obrigatória. O Museu Marítimo Nacional e Paseo 21 de Mayo são boas opções para conhecer. Subir ao Cerro Artilleria de funicular e vislumbrar o visual da cidade, com certeza deve estar no roteiro. Não deixe de conhecer o Porto, cheio de embarcações existe uma feira de artesanato junto dele para levar aquela lembrança do local.
Visita à Valparaíso geralmente é feita em conjunto com Viña del Mar. Para quem não tem muito tempo na região, um bate-volta saindo de Santiago cedo pela manhã pode ser uma boa opção.
Ficou curioso para conhecer Valparaíso, a Top te leva lá! Confira os detalhes aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani é coordenador da Top Trip Adventure.
[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”RG_CHILE” limit=”3″ header_text=”Passagens para Chile” tags=”post valparaiso” show_logo=”false” /]