O Vale Europeu em Santa Catarina é uma região formada por diversas cidades de muita importância histórica e econômica do noroeste catarinense. Blumenau e Joinville se destacam por serem duas das mais importantes cidades do Estado Catarinense. Além de várias outras, culturalmente ricas e de características européias deixas por seus imigrantes.


Com diversos roteiros que vão de gastronomia, aventura até a primeira rota de cicloturismo do país. A região desenvolveu uma hospitalidade e estrutura que encanta seus visitantes. Blumenau já era famosa pela sua grande Oktoberfest e Joinville pela sua indústria receberam o aporte de cidades como Pomerode – típica cidade de origem alemã, que conta com o maior Zoológico de Santa Catarina. Timbó, que é o ponto de partida do circuito de cicloturismo. Doutor Pedrinho e Benedito Novo com suas inúmeras cachoeiras e trilhas. Botuverá com suas cavernas.

Rotas turísticas foram criadas, dentre elas: ecoturismo, cervejarias, museus, rotas religiosas e compras integram os atrativos da região. Hoje estas rotas movimentam milhares de pessoas ao longo do ano, trazendo prosperidade aos moradores.

Festas tradicionais como a Osterfest em Pomerode, a Oktoberfest e o Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenau ajudam na divulgação das localidades. Por outro lado, as belezas naturais de cidades menores como Doutor Pedrinho, Ascurra e Botuverá atraem os amantes do ecoturismo com trilhas e cachoeiras lindas.
Imigrantes alemães, italianos, portugueses e poloneses foram os maiores responsáveis pelo desenvolvimento desta região. Hoje uma potência econômica de Santa Catarina e se tornando uma potência turística muito bem estruturada.
Cachoeiras da região:





A região do Vale Europeu é um achado para o turismo, contemplando diversas características para fazer a viagem a região inesquecível!
E você gostaria de conhecer o Vale!? A top te leva lá na Páscoa!
Saiba mais
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.