O turismo no Rio Grande do Sul sempre ficou concentrado na região das hortênsias e na da uva e vinho. Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Garibaldi. No entanto, nos últimos anos a região do Vale do Taquari começou a ganhar destaque. E hoje é a região onde o turismo mais cresce no estado.
Com uma forte organização entre os municípios da região, via AMTURVALES projetos foram lançados e deram certo! Com a finalização do Cristo Protetor em Encantado e com a consolidação do Trem dos Vales, o Vale assume uma posição de destaque tanto para investimentos quanto para roteiros.
Apesar de Lajeado ser considerada a cidade polo do Vale, é mais para o norte do estado que os principais atrativos se concentram. De natureza exuberante o rio Taquari é quem dá o nome da região. Ele, que é o de origem o rio das Antas, que muda de nome na cidade de Santa Teresa – divisa com Muçum e vai desaguar no rio Jacuí no município de seu mesmo nome.
A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales foi fundada em 1995, mas apenas em 1999 ganhou força e passou atuar de forma independente das prefeituras – unindo o setor privado. Hoje existem 10 roteiros turísticos consolidados na região:
- Vale dos Túneis e Viadutos
- Caminho das Cascatas
- Caminho dos Moinhos
- Caminhos da Forqueta
- Entre Vales e Arroios
- Percorsi di Anta Gorda
- Rota da Erva-Mate
- Rota das Paixões
- Roteiro Encantado
- Delícias da Colônia – este faz parte das nossas viagens
O Vale do Taquari detém a maior parte da produção de Erva-mate do estado, além de uma infinidade de cascatas e cachoeiras, e é claro, a Ferrovia do Trigo que é o atrativo mais conhecido com seus viadutos e túneis. Além disso, na cidade de Imigrante fica o maior Cactário da América Latina.
Com construção do maior Cristo do mundo, a região espera criar um novo modelo de turismo. A fé sobre a estátua gigante situada no topo de um dos morros na cidade de Encantado promete ser o principal atrativo de turistas, movimentando fortemente a rede hoteleira e gastronômica do Vale. Ele mede 43,5 metros de altura no total, contando o pedestal. Somente o monumento, mede 37,50, sendo assim, o maior do mundo. A envergadura dos braços é de 39 metros. Todo o dinheiro para sua construção foi doado por empresário e religiosos.
Com a criação do Trem dos Vales(terceira edição em 2022) os viadutos da Ferrovia do Trigo ganharam uma forma segura de serem visualizados. Em 2022 serão três meses de passeios entre Guaporé e Muçum, de agosto à outubro aos finais de semana. Haverá também o Trem da Imigração entre Colinas e Roca Sales. Saiba mais sobre a Ferrovia do Trigo aqui.
A Top Trip Adventure te levará em agosto. Veja aqui! Além do passeio de trem, visitaremos propriedades da região e teremos um belo almoço na Casa Brandão – nossos parceiros de longa data.
Além destes atrativos, o Vale do Taquari se destaca por ter criado (em quase todas as cidades) roteiros de caminhadas autoguiados. A Top realiza atividades em várias das cidades (Guaporé, Muçum, Doutor Ricardo, Vespasiano Corrêa, Marquês de Souza, Estrela, Imigrante, Lajeado, Poço das Antas, Anta Gorda e Encantado) .
Veja todos os roteiros do Vale do Taquari da Top aqui.
Saiba mais:
Quer conhecer outros locais lindos? Veja nossos roteiros turísticos.
Saiba mais sobre a Ferrovia do Trigo aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.