Quem conhece Uruguai e é do Sul do Brasil, pode se sentir quase em casa visitando o país vizinho, porque temos costumes bastantes similares, mas encontramos algumas diferenças.
Por exemplo, tomamos mate (chimarrão) com o agua fervendo, usamos uma Erva que pode te deixar nervoso de tão forte que ela é, vamos virando a bombilla (bomba) em sentido relógio para manter osabor, sempre temos um único encarregado do Termo (térmica), é quem vai cebar (servir) cada mate e só ele pode mexer e encher com água. Só se diz gracias (obrigado), quando tu não queres mais. Caminhamos com o Termo embaixo do braço e nossa cuia é mais pequena, fácil para andar e beber ao mesmo tempo.
Falemos do Asado (churrasco). Qualquer motivo serve para ligar um fogo e fazer uma carninha gostosa. A diferença é que não utilizamos carvão, senão lenha, que pode ser de Eucaliptus, Pinheiro ou Coronilla, são ótimas para fazer brasa, o principal é fazer um fogo bem forte uma meia hora antes para ter um estoque de brasas, antes de botar a carne na parrilla (grelha), tempo exato para ir salgando, condimentando e preparando todo o que podemos botar encima dessa parrilla. Utilizamos vários cortes da vaca, incluso as entrañas (entranhas), Chinchulines, tripa gorda, riñones, etc. Fazem parte também uns morrones rojos (pimentão vermelho) recheios de queijo e nunca pode faltar um bom chorizo (linguiça) e um excelente Chimichurri (vários condimentos)
Não temos lugares com natureza exuberante, como Cachoeiras ou Cânions, nossos pontos mais
turísticos são as Praias de Rocha e Maldonado, que vão desde as que estão mas escondidas como Cabo Polonio, onde a luz e a água potável são luxo, até as mais extravagantes como Punta del Este, onde a farándula (pessoas famosas) passam suas férias.
Um passeio que sempre tem que estar no roteiro é Colonia del Sacramento, uma das cidades mais antigas do País. Caminhar pelas ruas estreitas, iluminadas pela noite por faroles (faróis), onde a história foi ficando impregnada nas paredes das casas centenárias ou descer até à margem do Rio da Plata, visualizar o pôr do sol e despedi-o com aplausos, em forma de agradecimento por mais um dia.
Em algum Café esquecer do tempo, numa charla (conversa) amena ou em silêncio, uma pausa na correria do dia a dia, conseguir desfrutar de cada minuto, de cada cor, sabor e aroma.
Por outro lado Montevidéu vai te convidar a passear pela Rambla (Orla), comer um chivito oupancho, na companhia das ondas e o som do mar. Visitar o Parque Rodó (parque de diversões) e tentar sorte num Cassino, para terminar em algum bar, beber uma Grappamiel ou Medio e Medio, comer Pizza e Fainá, e escutar um pouco de Candombe na Ciudad Vieja (cidade velha, centro histórico da capital), para um final de dia perfeito nessa cidade Bohemia e receptiva.
Faço o convite para recorrer, experimentar, viver e deleitar essa parte do Mundo. É um País pequeno, mas é cheio de curiosidades, rincões e histórias.
Conheça os roteiros que a Top tem para o nosso vizinho: Montevidéu, Punta del Este, Colônia de Sacramento, Piriápolis e Punta del Diablo.
Autor: Tegal Devera, uruguaia, Coordenadora de viagens e gerente administrativa da Top.