Uma bota de boa qualidade e para uso variado deve ser impermeável e respirável. Para que possa ser usada em terrenos molhados, e caso entre água por cima do cano, possa expelir a mesma de maneira que não fique pesada.
Outro detalhe é o solado. Este deve ter garras para terreno com barro e o calcanhar uma área de aderência para terrenos escorregadios. Isso fará toda a diferença durante a trilha.
Meia geralmente não é levado à sério. Mas é um dos pontos mais importantes para trilhas. Em especial, para trilhas longas e com água.
A escolha de uma meia do tamanho certo do pé, firme e respirável dará o conforto necessário para que a trilha seja feita de maneira confortável e não gere bolhas nos pés.
A utilização de calças é sempre recomendada para trilhas. As calças protegem contra insetos e arbustos.
Calças com a opção de virar bermuda são uma ótima escolha. Elas possuem o corte acima do joelho, o que garante melhor flexibilidade para terrenos acidentados e a opção de retirar parte das canelas para banho ou outra atividade.
Camisetas para trilhas devem ser leves, em tecido com secagem rápida para que, em caso de chuva ou
suor, sequem rápido e não pesem no corpo.
Tecidos com proteção UV são bastante recomendados também. Geralmente utilizamos uma segunda pele respirável para proteção contra mosquitos e sol. Em climas frios, uma segunda pele térmica deve ser usada para manter o corpo aquecido.
Casacos para os mais diversos climas são itens extremamente necessários.
Corta vento ou Winsshell – são os casacos mais leves que servem para proteção ao vento para manter a temperatura corporal adequada. Existem modelos impermeáveis, para uso em caso de chuva.
Softshell – casacos intermediários, geralmente em duas camadas com impermeabilidade e respirável. São maleáveis e de boa utilização para climas frios mas não extremos.
Anorak ou Hardshells – casacos pesados, em 3 camadas (individuais) para utilização em climas bastante frios. Garante impermeabilidade e boa proteção. Geralmente é a melhor opção de compra pela possibilidade de uso das camadas de forma separada.
Saiba mais sobre o sistema de três camadas aqui.
O uso de chapéu ou boné em trilhas é altamente recomendável.
Proteção contra o sol chuva é essencial para caminhadas. O material do chapéu/boné deve ser leve de rápida secagem e de boa transpiração.
Provavelmente o item mais delicado para trilheiros.
Por existir uma infinidade de modelos e marcas, fica difícil escolher. Mas o que devemos cuidar ao escolher uma mochila é: a finalidade e o conforto.
Finalidade: para que tipo de trilhas? Longa, curta, travessia? Isso definirá o tamanho da mochila.
Conforto: você PRECISA experimentar a mochila nas costas. É como comprar um tênis, existem formatos diferentes e nem todos os modelos ficarão confortáveis em você.
Itens importantes nas mochilas: número de bolsos, material de apoio das costas (espuma), conforto das alças, capa de chuva e cintas para prender ao peito e à cintura.
Saiba como montar sua mochila de trilha.
Bastões de caminhada? Preciso usar? Saiba mais aqui.
Entendido! Mas onde eu começo a fazer trilhas?
Começar a caminhar em estradas rurais pode ser uma ótima para “pegar gosto e jeito” por trilhas.
Em um local onde a caminhada é tranquila, não muito longa, mas com lindas paisagens que lhe instigarão a ver mais e mais.
Nossa sugestão confere no nosso site as viagens de caminhada e trilhas de nível fácil até moderado e escolhe a que mais te agradar que a gente te ajuda a te preparar para começar!
Saiba mais
Te interessou por trilhas? Temos algumas dicas aqui.
Cinco trilhas pra fugir do convencional. Saiba mais.
Níveis de Dificuldade – Por que respeitar seus limites
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.