Todo o gaúcho que passa pela BR-101 em direção a Santa Catarina se depara com paisagens lindas à beira da estrada. No sentido Osório-Torres, as paisagens seguem com as lagoas ao lado direito da BR e com as montanhas ao lado esquerdo.
No litoral norte gaúcho existem 40 lagoas entre Pinhal e Torres. As mais famosas são a Lagoa dos Quadros, dos Barros e de Itapeva. Sendo várias destas muito usadas pelos moradores da região para pesca. Algumas possuem atividades turísticas.
Mas é do lado esquerdo da BR-101 que ficam as montanhas da Serra Geral, e sua infinidade cânions, cachoeiras e muitas (muitas mesmo) trilhas para os aventureiros!
Os locais mais antigos e conhecidos desta região são as cascatas de Maquiné (Garapiá e Forqueta por exemplo). Mas cidades mais ao norte começaram a despertar para o turismo, em especial, para o ecoturismo. Terra de Areia, Itati, Três Forquilhas, Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul são locais que despontam como destinos de natureza.
Vamos falar um pouco de cada cidade:
Torres
A mais bela praia do Rio Grande do Sul faz parte do Geoparque Cânions do Sul – reconhecido pela UNESCO pelas formações geológicas semelhantes aos cânions da serra geral. As guaritas “quebram” a paisagem monótona do litoral sem baías do estado e dão um visual espetacular.
É possível caminhar pelos morros formados por rochas e ver ao longe em dias de boa visibilidade. Enxergando a ilha dos lobos e o rio Mampituba.
Torres é famosa pelo seu festival de balonismo – o precursor dos, agora, frequentes vôos de balão que ocorrem em Praia Grande-SC. Que você pode realizar conosco.
Na cidade de Torres ainda há o Parque Estadual de Itapeva, que leva o nome da maior lagoa da região. Esta unidade de conservação preserva a fauna e flora litorânea e tem um papel importante educacional.
Itati
Itati é certamente a cidade menos conhecida (por nome), mas provavelmente, a de maiores belezas!
Ela fica na Rota do Sol, na descida da serra gaúcha, cercada por montanhas da Serra Geral e rios de águas cristalinas. Com várias cachoeiras no seu território, muitas delas escondidas. Desde 2020 a Top visita uma localidade chamada Chapada dos Vaga-lumes, onde existem várias quedas d’água, ótimas para banho e realização de rapel.
O rio Três Forquilhas é um dos atrativos da região, além da Reserva Biológica Estadual Mata Paludosa que é uma das Unidades de Conservação do Governo do RS. Itati tem muitas belezas à serem descobertas ainda!
Três Forquilhas
Na divisa com Itati, Três Forquilhas mostra toda sua beleza. A cidade ficou famosa nos últimos tempos pela visibilidade da Cascata da Pedra Branca – queda d’água de mais de 100m de altura que possui uma piscina de borda infinita em seu topo.
Mas a região tem outras inúmeras cascatas, em sua maioria em propriedades particulares, sem acesso ou restrito. Morros da Serra Geral também cercam a cidade, dando um visual incrível! O mais famoso é o Morro do Chapéu.
Na divisa com outras várias cidades fica o Cânion Josafaz, o maior cânion em extensão da região dos Aparados da Serra. Para chegar ao seu vértice é necessário um trekking de 2 dias.
Tanto em Itati quanto em Três Forquilhas, a Top trabalha com um guia local chamado Flávio Lipert que desenvolve um projeto muito legal de fomento ao turismo de aventura na região. Locais como o Café Borralho são paradas obrigatórias para um bom café rural após as trilhas.
Três Cachoeiras
Conhecida como a terra dos caminhoneiros, pelo tamanho de sua frota de veículos, Três Cachoeiras assim como as demais cidades está entre os morros da Serra Geral e as lagoas do litoral. A Lagoa de Itapeva é um de seus maiores atrativos.
Outros pontos de interesse são o Poço dos Morcegos e o Poço das Andorinhas. Duas cascatas pequenas mas com um visual incrível e águas cristalinas. Ótimas para banho no verão ou contemplação no resto do ano. Elas são muito próximas uma da outra.
Em direção à Morrinhos do Sul existe o distrito do Morro Azul, uma localidade colonizada por alemães cheia de belezas naturais e uma rota de turismo rural. Ótima para caminhadas e trilhas!
Morrinhos do Sul
Seu local mais conhecido para prática de trilhas e caminhadas é o Cânion Tajuvas. Para chegar à seu topo é necessário subir (e descer) a famosa (e difícil) Trilha dos Tropeiros. O Tajuvas é conhecido pelo formato de um gigante deitado, onde cabeça, barriga e pés ficam visíveis ao longe.
A região tem um ponto bastante conhecido e agradável de se visitar: O Recanto Sobragi. Local de hospedagem, café e trilhas. O atendimento é feito pelos proprietários e dentro da propriedade existem várias trilhas e cascatas. Ótimo para descansar ou se aventurar! O Sobragi fica na localidade de Tajuvas, e é uma das rotas para chegar ao cânion de mesmo nome.
Morrinhos do Sul ainda tem muitos atrativos à serem descobertos!
Bônus: Costa Doce
O Rio Grande do Sul possui a Costa Doce com inúmeras atrações à margem da Laguna dos Patos. Tapes, Arambaré, São Lourenço, Tavares, Mostardas. São algumas das cidades onde há opções de trilhas com muito banho de água doce!
Além disso, em Tapes existe o mais antigo Butiazal do país. Já em Arambaré a quantidade de figueiras centenárias é enorme.
Mas talvez o ponto menos conhecido e mais incrível seja a Lagoa do Peixe. Um verdadeiro paraíso para aves migratórias e com muita história para contar. Faróis centenários e colonização açoriana também são atrativos do “lado de lá” do istmo do litoral gaúcho.
Muitas opções
O litoral gaúcho tem muitas opções para trilhas e aventuras. As cidades ainda estão se estruturando para receber os turistas, mas o potencial é enorme. Em breve se tornará um destino consolidado, em especial para o Ecoturismo e Turismo de Natureza.
Saiba mais
Te interessou por trilhas?
Alimentação em trilhas. Saiba o que comer nestas atividades.
Dicas para um trilheiro de primeira viagem
Conheça o Caminho das Araucárias – Uma trilha de longo curso no sul do Brasil
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.