Se existe um local no litoral do sul do Brasil onde as opções de trilhas nas praias é grande, este local é a região de Imbituba-Garopaba-Palhoça em Santa Catarina!
A infinidade de trilhas lindas nessa região atrai dos mais aos menos experientes para curtir o visual paradisíaco da praias.
As duas cidades concentram muitas praias badaladas como o Rosa ou a Ferrugem. Mas entre elas existem morros e praias desertas que são acessíveis apenas por trilhas. As baías que são formadas pelas pedras atraem no período de julho à novembro, baleias francas vindas da Antártida. Elas vem para a região para se reproduzir e amamentar os filhotes nas águas calmas. Saiba mais.
Que tal conhecer um pouco de cada uma das praias, vem conosco:
A Ferrugem conta com 1,5 Km de extensão, de areia fofa e branquinha. Com dunas bastante preservadas em sua orla marítima, a praia possui movimentação em três pontos: No canto norte, no meio de praia e no canto sul, onde se encontra com a Praia da Barra.
O nome Praia da Ferrugem se dá devido ao tom enferrujado da barra que liga a lagoa à praia. Esta barra faz a divisa entre a Ferrugem e a praia da Barra, passando ao lado do Morro do Sambaqui: um dos maiores sambaquis do estado, antigo cemitério de índios carijós na época da colonização do Brasil. Também ali, temos registros de oficinas líticas nas pedras, datando da pré-história.
Praia da Barra de Garopaba é excelente para os amantes de um ambiente tranquilo e um banho revitalizante. A calmaria do local é enfeitada por dunas e o encontro das águas transparentes do mar com a lagoa forma piscinas naturais, deixando até as famílias com crianças curtirem momentos de paz. Fica situada entre as praias da Ferrugem e do Ouvidor, e é para a primeira delas que se dirigem os surfistas e a galera à procura de um bom agito noturno. Barra de Garopaba é separada de Ferrugem por um pequeno morro, que na verdade é um Sambaqui, antigo cemitério dos índios Carijós. É possível caminhar sobre o morro e contemplar sua vista, que na minha opinião vale muito a pena.
Quando as águas do mar não atingem a Lagoa Encantada é possível ir de uma praia a outra passando pela areia. Mesmo quando a maré está mais alta, a profundidade não chega a ser um problema e a lagoa pode ser atravessada sem grandes riscos.
No canto sul da praia, dunas e um costão de pedras reservam uma bela paisagem e a trilha que leva à praia do Ouvidor.
Praia do Ouvidor tem aproximadamente 750 metros de extensão e em dias de mar agitado possui boas ondas para a prática do surf. No cantos da praia desembocam dois pequenos córrego que completam a beleza rústica do local
Esta pequena praia considerada por muitos um paraíso, tem areia escura e ondas fortes. Possui pedras e morros em sua pontas e, em certos locais, o mar é um pouco perigoso para o banho. Dizem que, a baía em forma de ouvido teria originado o nome: Ouvidor. Antigamente, o canto sul recebia os visitantes com as pedras cobertas de conchinhas, um verdadeiro encanto. Com o passar do tempo, a ação da natureza e mão do homem terminou com elas.
Praia Vermelha: Em seus apenas 480 metros de extensão, a praia Vermelha mantém-se preservada e limpa. Mantida como praia particular por anos, de propriedade da família Gerdau, o local hoje tem o acesso público garantido, mas o trajeto é feito apenas a pé. A praia leva esse nome pois durante as chuvas o barro que escorria das montanhas manchava as areias da praia. A praia Vermelha é uma excelente ideia para quem procura fugir do agito das praias de mais fácil acesso e curtir um banho de mar com tranquilidade. Sua água límpida costuma não ser tão gelada como nas outras praias da região e pode ser mais calma também. Suas ondas atraem os surfistas, mas a região que antigamente era reduto de surfistas e hippies hoje atrai um público mais variado.
A Praia do Rosa em Imbituba litoral sul catarinense, Pacífica e selvagem sem ser completamente remota, foi eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como uma das 10 praias “desconhecidas” mais belas do mundo. Eleita em 2013 uma das 30 mais belas baías do mundo, o Rosa atrai surfistas, famosos… e baleias francas.
Praia de tribos e de agito, no Rosa você encontra de tudo. Um amplo cardápio gastronômico, uma vasta opção de hospedagem e um bom roteiro de balada. Além de um surf impecável, em seus dois quilômetros de extensão o Rosa oferece um dos cenários mais lindos da natureza,
Com opções de surf para todos os ventos, você pode escolher entre canto norte ou canto sul. A praia é espetacular, em qualquer horário ou época do ano. O nome Praia do Rosa, surgiu do nome do fazendeiro, Senhor Rosa, que habitava o local há muitos anos atrás. Para chegar até beira da praia o único caminho era entrando por sua fazenda, e então a fama pegou. Até os anos 70 era endereço de agricultores e pescadores.
Situada entre o balneário de Ibiraquera e a Praia do Rosa, a Praia do Luz é outra marca selvagem da beleza de Imbituba, com uma encosta ainda virgem de Mata Atlântica, com pouca habitação e perfeita para quem quer fazer uma bela caminhada ou simplesmente descansar no paraíso. Com uma pequena extensão, o local é bastante preservado e não possui atividade noturna ou gastronômica. Quem quiser curtir um barzinho ou um restaurante, pode dar um passeio pelas praias vizinhas, a cerca de 300 metros. A Praia do Luz é bastante procurada pelos surfistas e pelos trilheiros de plantão. De lá, saem duas trilhas com destino à Praia do Rosa: a trilha pelo costão e o Caminho do Rei. As caminhadas duram cerca de 20 minutos em uma natureza exuberante. A máquina fotográfica é objeto indispensável para esse passeio. No Luz é possível presenciar um entardecer lindo, além das atividades de pesca.
Praias de Palhoça: Pinheira e Guarda do Embaú. Nesta região fica o famoso Vale da Utopia, um paraíso natural cheio de belezas!
Na região é possível fazer trilhas pelos costões dos morros e aproveitar praias de piscinas naturais. Além disso, há a subida à Pedra do Urubu, onde pode-se ter uma visão panorâmica da praia da Guarda do Embaú e a confluência do mar e do Rio da Madre.
Bônus: Florianópolis!
A capital catarinense é um reduto de trilhas e paisanges incríveis. Do sul com a Trilha da Lagoinha ou no norte com o Caminho Brasileiro de Santiago , passando por diversas outras trilha: Naufragados, Gravata, entre outras, Floripa é cheia de opções para quem gosta de caminhar e fazer trilhas.
É trilha que não acaba mais E a gente te leva lá!
Veja nossos roteiros para a região aqui.
Conheça a Rota da Baleia Franca
5 lugares para conhecer em Santa Catarina
Vale Europeu – motivos pra conhecer
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.