Santiago do Chile é atualmente uma das cidades mais importantes da América Latina. Junto com São Paulo-BRA e Buenos Aires-ARG, é um dos principais centro econômicos da região.
Fundada em 1541 pelo conquistador espanhol Pedro de Valdívia, no atual Cerro Santa Lúcia, a cidade viveu quase 400 anos como uma pequena província. Vindo a crescer e se desenvolver apenas após 1930. Com seu grande “boom” após 1985, sendo hoje, uma das regiões de melhor qualidade de vida entre as capitais latinas.
A capital chilena fica aos pés da cordilheira dos andes. Durante os meses de junho à setembro as montanhas ficam com neve, causando um lindo contraste com os prédios modernos do centro financeiro. Nos meses de verão, visitar vinícolas e cidades do litorâneas como Viña del Mar e Valparaíso , são passeios que podem ser feitos em um dia.
Por ser uma cidade bastante antiga, prédios históricos são visíveis por todos os lados. O Mercado Municipal de 1872 é um convite a ver e experimentar frutos do mar do Pacífico. A Plaza de Armas e o Museu de Arte Pré-Colombiana (remodelado após o terremoto de 2010) são locais de parada obrigatória. A sede da presidência chilena, o Palácio de La Moneda, é onde ocorre a troca da guarda em sua praça. No local existe uma estátua do presidente chileno Salvador Allende, deposto por Augusto Pinochet no golpe militar na década de 70.
O local de fundação da cidade, o Cerro Santa Lúcia, é um dos locais históricos mais bonitos da cidade. Conta com parques, praças e vista para a cidade, além do Castelo Hidalgo – construído pelo último governador espanhol no Chile. Outro local para ver Santiago do alto é o Cerro San Cristóbal, que pode-se subir de funicular e ainda conta com um teleférico. Ainda nas alturas, o Sky Costanera é o ponto ideal para curtir um pôr do sol – o prédio mais alto da América Latina tem uma vista incrível. Alguns destes lugares possuem ingressos pagos.
Para quem gosta de caminhadas em meio a natureza, existe um local chamado Cajón del Maipo próximo à Santiago. Local onde corre o rio Maipo e cercado pela Cordilheira dos Andes, possibilita diversas atividades como: Trekking, rafting, pesca esportiva, tirolesa. Próximo ao Cajón fica a Embalse el Yeso, linda represa que forma um lago de cor azul turquesa. Porém, esta atração está fechada (até a publicação deste artigo) devido à um acidente ocorrido com duas crianças brasileiras em junho de 2019.
Assim com a vizinha do outro lado dos Andes, Mendoza-ARG , Santiago possui vinícolas próximas. Uma das mais famosas, com certeza, é a Concha y Toro – produtora do conhecido Casillero del Diablo. É um passeio que pode ser feito em um dia, e para os amantes da bebida, é imperdível.
Gostou do que pode-se encontrar em Santiago? A Top te leva lá! Veja detalhes aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani é coordenador da Top Trip Adventure.
[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”RG_CHILE” limit=”3″ header_text=”Passagens para Chile” tags=”post valparaiso” show_logo=”false” /]