Criada a partir da vontade de aumentar o alcance da preservação ambiental, seu fundador José Lutzemberger. A Fundação Gaia tem como objetivo unir esforços e apresentar alternativas socioambientais para tornar a sociedade mais sustentável.
O Rincão Gaia é a sede rural da fundação e é onde ocorrem as visitações, cursos e interações da sociedade com a natureza. O local onde hoje abriga o Rincão Gaia era uma jazida de basalto, totalmente degradada que foi transformado em um paraíso. Lagos, jardins, e paisagens belíssimas criadas pelo ambientalista encantam os visitantes. São 30 hectares de belezas revitalizadas.
A Educação Ambiental é o principal foco do Rincão Gaia. Oficinas de diversos tipos são realizadas no local, sempre com o objetivo de ensinar a melhor forma de convivência entre homem e natureza.
Rincão Gaia fica situado em Pântano Grande no Rio Grande do Sul.
Um pouco sobre o criador
Lutzemberger nasceu em Porto Alegre nos anos 50, e trabalhou anos por multinacionais de adubos químicos. E as políticas ambientais destas empresas e uso de agrotóxicos no Brasil o motivou a sair do ramo e voltar-se para questões de preservação.
Em 1987, criou a Fundação Gaia, para promover consciência ecológica e desenvolvimento sustentável, atualmente praticando e promovendo agricultura ecológica, regenerativa, educação ambiental para crianças e conscientização ecológica para a comunidade em geral.
Seu trabalho foi reconhecido com o prêmio “Right Livelyhood Award”, conhecido como Nobel Alternativo em 1988. Ele chegou a ser ministro do meio ambiente no governo Collor, mas acabou tendo uma breve passagem por não concordar com a corrupção existente no IBAMA. Seguiu seu trabalho de forma autônoma.
É reconhecido com um dos principais ambientalistas brasileiros. Deixou-nos um grande legado.
Parque Witeck – conheça este lugar mágico.
Por quê viajar com a Top Trip Adventure?
Vindima – Festa da colheita da uva
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.