Muitas vezes na Top recebemos algumas consultas sobre as viagens e quando passamos as informações recebemos algumas respostas das pessoas como estas: “mas que caro”, “tudo isso para ir caminhar?”, “se eu for de carro não gasto metade disso”. São retornos muito comuns que qualquer agência recebe quando o cliente acha que não vale a pena fazer a viagem.
Realmente, algumas atividades podem sair mais baratas se forem feitas de carro e por conta, outras talvez não. O que é necessário esclarecer, que a realização da atividade não é “apenas” realizar a atividade. Existe um grande trabalho por trás de cada viagem, e existe uma grande responsabilidade na operacionalização da atividade. Seja ela uma caminhada, uma trilha, um rapel ou uma viagem turística de passeio.
Nossa equipe “mapeia” as atividades. Ela vai aos locais, monta os roteiros, conversa com a comunidade e prefeituras das cidades visitadas, testa atividades, níveis de dificuldade e melhores logísticas. Tudo é detalhado e testado para que a viagem funcione perfeitamente.
Além disso, viajando com agência, é possível que se descanse durante o trajeto de ida e volta. Em especial para atividades mais “pesadas” o cansaço bate e pode causar algum tipo de acidente nos trajetos. Sentar no ônibus e tirar aquele cochilo é sempre uma boa pedida. É um conforto que pode ser o diferencial entre uma lembrança boa ou ruim daquele dia.
Empresas sérias só viajam com seguro. Nenhum cliente é autorizado a viajar sem estar segurado. Nunca sabemos quando será necessário a utilização. Já tivemos de acionar seguros em viagens de aventura, em viagens internacionais no Uruguai e no Chile, acidentes em atividades que reembolsaram tratamentos que chegaram à 3 mil reais.
Existem também as pessoas que não gostam de realizar atividades em grupos. Sim, viajar com agências exige que a pessoa tenha o perfil de realizar atividades em grupos. E como é esse perfil? Em uma viagem com agência você encontrará os mais diversos tipos de pessoas, com os mais diversos tipos de preparo físico, de interesses, de estilos de vida, de idade, de opção sexual, religião e de situação financeira. Portanto é necessário, acima de tudo, o respeito ao outro! Para uma agência séria e responsável, o grupo sempre será o mais importante, ele tem prioridade sobre questões individuais.
Viajar em grupo é um aprendizado, aprende-se a ajudar e ser ajudado. Respeitar e ser respeitado.
Viajar em grupo é uma ótima oportunidade de fazer amizades. Pessoas solitárias podem encontrar na viagem amigos que tenham interesses em comum, basta estarem abertas à isso. Na Top temos inúmeros exemplos de grandes amizades, inclusive de relacionamentos que se formaram em viagens.
Mas então se a pessoa não curte muito viajar em grupo não poderá viajar com agências? Se depender da Top, com certeza terá a oportunidade. A Top oferece dois modelos de viagens para pequenos grupos ou até mesmo de forma individual. Um é o Monte seu Grupo onde é possível montar um roteiro para um determinado roteiro com um número de pessoas definido pelo solicitante. Temos também o Experiência Top onde as viagens são montadas para até 4 ou 5 pessoas com guia exclusivo e transporte buscando em casa. Mordomia para quem prefere exclusividade.
Saiba mais
Diferença entre Trekking e Hiking
10 lugares para caminhar no RS
Veja nossas caminhadas e trilhas aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.