A partir do dia 18 de outubro de 2021 começou a valer o chamado Passaporte de Vacina no Rio Grande do Sul. Para diversos locais e situações será exigida a comprovação de vacinação para os frequentadores.
Leia a íntegra do decreto Estadual.
Locais como parques, eventos e outros que apresentem maior risco sanitário exigirão a comprovação da vacinação para serem acessados. E como isso impacta nas viagens da Top? Vamos lá!
Lembrando que a pandemia afetou em cheio nossa empresa e tudo que gira em torno do turismo. A vacinação foi o meio que salvou (literalmente) à todos os envolvidos (guias, funcionários e clientes) e nos orgulhamos muito de termos defendido e seguiremos defendendo com “unhas e dentes”.
A vacinação é um benefício social que deixou a pandemia muito mais controlada, porém ainda devemos tomar cuidados e as pessoas vacinadas merecem o carinho e o cuidado da Top.
Portanto nossas regras para viagens serão as seguintes a partir de agora:
- Viagens com pernoite (finais de semana, feriados e férias): Passaporte de vacinação obrigatório
- Viagens que visitem parques ou locais com a exigência: Passaporte de vacinação obrigatório
- Viagens que não visitem locais com exigência do passaporte: Passaporte de vacinação não obrigatório / Porém recomendado
A partir de agora em todos os descritivos de nossas viagens teremos um item que avisa da obrigatoriedade do passaporte. Se você já está vacinado não há com o que se preocupar, senão, sugerimos que se vacine é melhor para todos os envolvidos.
Como comprovar?
A comprovação poderá ocorrer por meio do Comprovante de Vacinação Oficial, expedido pela plataforma do Sistema Único de Saúde – aplicativo Conecte SUS, ou por outro meio comprobatório, como caderneta ou cartão de vacinação, emitido pelas secretarias Estadual e municipais de Saúde ou por outro órgão governamental, nacional ou estrangeiro, com registro da aplicação das vacinas Pfizer/Sinovac, Butantan/Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz ou Janssen, conforme calendário estabelecido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Período de adaptação:
O período de adaptação para quem ainda não recebeu duas doses expirou. Somente pode viajar maiores de 18 anos com as duas doses feitas, preferencialmente com dose de reforço.
- 11 à 18 anos: Pelo menos uma dose.
A Top seguirá incentivando a vacinação. Vacinas salvam e salvaram vidas, e só estamos podendo viajar hoje por que elas foram criadas e aplicadas em milhões/bilhões de pessoas em todo o mundo.
Sigam utilizando máscaras e tomando os cuidados necessários, muito em breve a pandemia passará e poderemos voltar a vida “normal”!
Para maiores esclarecimentos nos chame no Whatsapp 51998231666
Maiores informações sobre nossa conduta quanto à pandemia aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, proprietário da Top Trip Adventure e incentivador de vacinas!