Você sabe o que é uma Paleotoca?
Paleotoca é uma caverna usada como toca, criada por animais da extinta megafauna. Preguiças e tatus gigantes do período Cenozóico que viveram no sul do Brasil deixaram várias delas, e as que sobreviveram ao tempo hoje podem ser acessadas com incentivo ao ecoturismo do RS e SC.
O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, entre os Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul abriga várias destas tocas, onde é possível ficar em pé devido ao tamanho da escavação. Locais ficam na Serra Geral.
Na cidade de Morro Grande-SC estão as maiores do sul do país, mas em Timbé do Sul e Jacinto Machado além de outras localidades temos estas estruturas também. Na cidade de Três Forquilhas no litoral gaúcho há tocas também, e até mesmo na capital, Porto Alegre, há registros de paleotocas – no Morro do Osso e no Morro da Tapera.
As tocas em Porto Alegre não estão acessíveis ao público em geral, apenas com agendamento especial junto a prefeitura da cidade. Em Três Forquilhas, o local é propriedade particular e requer autorização – trilha que faz parte do nosso portifólio. Já em Santa Catarina, as palotocas estão protegidas pelo Geoparque – sendo divididas em Geossítios.
Estas Paleotocas de Morro Grande, serviram de abrigo para indígenas xokleng que viveram na localidade, e hoje são acessadas via trilhas para desenvolvimento da comunidade através do Ecoturismo. Confira nossa rota para lá aqui!
Megafauna brasileira
Fontes: UFRGS, GZH, Prefeitura de Porto Alegre
Saiba mais:
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.