O ano de 2020 prometia ser um grande ano para o turismo no Brasil. Repleto de feriadões, proporcionaria as viagens mais longas com maior frequência. O mês de abril seria um grande mês para o setor e os viajantes com três feriados em sequencia, garantiria um grande deslocamento de turistas pelo país e pelos países vizinhos.
Infelizmente a pandemia que estava na Ásia passou para Europa, EUA e finalmente, chegou ao Brasil. No dia que escrevo este texto, já se vão quase 30 dias de quarentena e de total paralização das viagens. O turismo zerou.
Para quem está acostumado a viajar praticamente todos os finais de semana, sejam bate-voltas ou viagens mais longas é uma mudança muito brusca de vida. Não poder visitar aqueles locais que adoramos, nem poder levar nossos amigos e clientes para conhecê-los. Não poder abraçar aquela pessoa tão querida que vem com o sorriso no rosto ao nosso encontro.
O turismo é um dos setores mais atingidos pela crise causada pela pandemia. Afinal, viajamos em micros, ônibus e aviões que concentram pessoas dos mais diferentes estilos de vida e condições de saúde.
Em nossas andanças pelos cantos do RS, SC, PR e outros lugares, sempre nos questionamos sobre condições de limpeza de rios, cachoeiras. Cuidamos para não deixar lixo e causar o menor impacto possível na natureza. Estamos confinados em nossas casas, protegendo nossas famílias e isto está causando um impacto muito positivo na natureza.
O Himalaia – cadeia de montanhas mais alta do mundo – não era visto da Índia há cerca de 30 anos. Os Andes não eram vistos de Lima no Peru há muito tempo também. Animais silvestres estão sendo vistos em grandes centros urbanos no mundo. Enquanto o homem está confinado, a poluição diminui e a natureza se recupera.
Parece que Terra estava pedindo uma “folguinha” do homem para poder voltar a respirar um pouco melhor.
Ainda não temos certeza de como será nossa retomada de vida, a única certeza que se tem é que a vida não será mais a mesma. As relações mudaram, os desejos mudaram, os cuidados mudaram, as pessoas mudaram. Torcemos que esta mudança seja para melhor, que possamos ser seres humanos melhores, que possamos cuidar melhor dos nossos e dos outros, que possamos conviver em maior harmonia com o planeta. Com certeza é o melhor caminho para se seguir.
Quando fores para um lugar novo e especial, procure curtir o local ao invés de ter uma simples foto. Pare, olhe, perceba – aproveite/curta o momento e não o post nas redes sociais.
E o que a Top tem feito? Estamos trabalhando de forma remota – a agência está fechada. Temos trabalhado para arrumar coisas que estavam paradas devido a correria do dia-a-dia. Migramos nosso site (este que você está navegando) para um modelo mais amigável. Estamos preparando novos roteiros. E estamos com muita saudades de viajar!!
Enquanto não temos a retomada das viagens, de nossos encontros, fica nosso desejo de boa sorte à todos e de desejo de nos vermos o mais breve!
Por enquanto, fiquem em casa e lavem as mãos!
Saiba mais: A Top lançou uma campanha de venda de créditos para serem usados em viagens, assim que as atividades forem retomadas. Confira aqui.
Depoimento: gostaria de aparecer no nosso novo site com seu depoimento de como é viajar com a Top? Acesse nossa página de contato e mande o seu texto para nós, que publicaremos na nossa sessão de depoimentos.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.