Conhecida por ser considerada a cidade mais italiana do Brasil, Antônio Prado é cheia de belezas. Situada na serra, próximo a Caxias do Sul tem como principal destaque seus 48 casarões tombados pelo IPHAN.
Antônio Prado até 1880 foi uma floresta milenar. Seus quase 400 m² eram cobertos por pura vegetação. Bandeirantes ou Jesuítas que estiveram por perto não adentraram suas terras devido a densa floresta. Seu primeiro desbravador foi Simão David de Oliveira, que vindo de São Paulo a pé, chegou por Vacaria e estabeleceu seu rancho na margem direita do rio das Antas.
Em 1886 foi aberta a primeira picada (atalho aberto na mata a golpes de facão ou de foice para a passagem de pessoas) e estabelecida a sexta e última das chamadas “antigas colônias da imigração italiana”, batizada de Antônio Prado pelo Bacharel Manoel Barata Góis, engenheiro-chefe da Comissão de Medição de Lotes, em homenagem a Antônio da Silva Prado, fazendeiro paulista que como Ministro da Agricultura da época, promoveu a vinda dos imigrantes italianos ao Brasil, e instalou núcleos coloniais no Rio Grande do Sul.
Antonio Prado faz fronteira com Flores da Cunha, Ipê, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, São Marcos, Vila Flores, Veranópolis. Sendo sua fronteira com Flores da Cunha um dos cartões postais da cidade: a Ponte Waldomiro Bocchese, ou Ponte do Suspiro. Sobre o rio das Antas. Inaugurada em 1968 é ponto de parada para vislumbrar o belo vale do rio das Antas. A ponte também é usada para prática de atividades de aventura, como rapel e pêndulo.
Uma das características da cidade é a preservação de seu patrimônio histórico. Hoje o local conta com 48 casarões histórico-italianos preservados e tombados pelo IPHAN. Um destes casarões é bem destacado, chamado de casa da Neni. O casarão data de 1910 e era utilizado como ourivesaria, trabalhos com ouro/prata e outros metais. Cenário de filme, “O Quatrilho” teve em Antonio Prado um dos pontos de filmagens, na foto é possível ver as ruas da cidade cobertas de terra. As filmagens foram feitas em 1995 e o filme chegou a concorrer ao Oscar.
A gastronomia, como boa cidade italiana, é um dos destaques. Cantinas na cidade oferecem a boa culinária típica regada a muito vinho e suco de uva. A produção de produtos orgânicos vem ganhando força na localidade, e hoje é um dos atrativos turísticos e responsável por proporcionar sabores mais saudáveis na mesa dos restaurantes e moradores. Antônio Prado possui quatro vinícolas e 2 cervejarias.
Caso queira fugir dos roteiros mais tradicionais italianos no Rio Grande do Sul (Bento, Garibaldi, Caxias), Antônio Prado se oferece como um excelente local para imersão nesta cultura tão rica.
Se interessou, clique aqui e conheça nosso roteiro.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.