A cidade de Caçapava do Sul fica a 240km da capital do Estado. Cercada por pedras gigantescas em sua paisagem reserva uma das lendas mais simbólicas do Rio Grande do Sul. Sua mais simbólica é a Pedra do Segredo, que possui o formato de uma gigantesca cabeça de gorila.
Em 1750 Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri e realizaram uma nova demarcação de terras na América. Dentre elas a troca do território conhecido como Sete Povos das Missões no RS e Colônia de Sacramento no Uruguai. Com a resistência dos jesuítas e índios guaranis em abandonar a região, eclodiu a chamada Guerra Guaranítica (1753-1756). Esta guerra culminou com a destruição das reduções (povoamentos), e um dos líderes indígenas chamado Sepé Tiraju se tornou um mártir.
Na Batalha de Caioboaté (região de São Gabriel hoje), ocorrida em 10 de fevereiro de 1756, 1500 índios foram massacrados pelo exército luso-espanhol, dentre os mortos estava Sepé, líder dos guaranis.
Após a morte de seu líder, os guaranis com medo que o corpo de Sepé fosse esquartejado (prática comum na época), o roubaram à noite e o sepultaram em um local secreto para que sua alma pudesse descansar em paz. Eis que começa a lenda do corpo de Sepé Tiaraju. O corpo do líder indígena jamais foi encontrado ou identificado o local de seu sepultamento.
Com o fim das reduções jesuíticas no Rio Grande do Sul, os padres e os índios migraram para o outro lado do rio Uruguai, seguindo para Argentina, Paraguai e Santa Catarina. Em Santa Catarina iriam passar pela serra catarinense junto ao que hoje conhecemos por Campos dos Padres, Urubici, Bom Jardim da Serra. Batizando diversos pontos da região como o Morro da Igreja – que dá visão para a Pedra Furada, que lembra uma catedral jesuítica.
As reduções eram muito ricas, tanto financeiramente quanto em cultura. E lendas sobre tesouros dos jesuítas permeiam o imaginário do folclore regional. A lenda mais conhecida é que na Pedra do Segredo teria sido escondido um tesouro jesuíta. Em sua formação rochosa de 160m de altura, a Pedra do Segredo possui inúmeras cavernas, e nestas teria sido escondido este tesouro. No entanto, a versão mais conhecida da lenda do tesouro jesuíta é que este tesouro não seria nem ouro, prata ou outro metal valioso, e sim o corpo do líder guarani, Sepé Tiaraju.
O corpo de Sepé teria sido sepultado na Caverna da Escuridão (que possui um labirinto de túneis), uma das cavernas da Pedra do Segredo. Dentro desta caverna as velas não permanecem acesas, dizem que os espíritos que povoam o lugar não permitem a entrada de invasores. Mas, está provado que é a ação de gases que existem dentro da caverna.
Além da Pedra do Segredo, diversas formações rochosas conhecidas como Guaritas enfeitam e encantam a região de Caçapava do Sul. Estas formações tem cerca de 500 milhões de anos e fazem na região a capital regional da Geodiversidade. Grande fonte de estudos de geologia.
Hoje a região possui vários atrativos para Ecoturismo. Trilhas, escalada e outras atividades estão presente em Caçapava do Sul e Minas do Camaquã (antigo distrito de mineração da região).
Te interessou pelos locais do texto? A gente te leva para conhecer:
Saiba mais sobre as viagens da Top.
Caminho Peabiru – Cataratas, Missões e Incas
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.