No estado do Tocantins está localizado o Parque Estadual do Jalapão – criado em 2001, em uma área de transição do Cerrado para a Caatinga, um paraíso de Ecoturismo surge e encanta quem o visita.
O Jalapão é uma combinação única de cachoeiras, fervedouros, dunas e paisagens exuberantes. Por seu difícil acesso e estradas complicadas, sua preservação segue em alta escala.
Localizado na região este do Tocantins, a 180 km da Capital, o Jalapão ocupa uma área de 34 mil km². Os municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins compõem a região, que é uma unidade de conservação ambiental do Tocantins e tem temperatura média de 30º C.
A região foi batizada com este nome devido a abundância da flor Jalapa-do-Brasil na região. Também conhecidas como Chuveirinho, elas são inconfundíveis, especialmente quando florescem – de março a julho – esbanjando beleza com suas pétalas brancas em meio ao Cerrado brasileiro.
Quando ir ao Jalapão?
O clima no cerrado é bem definido entre seca e chuvas. A estação seca, que vai de maio a setembro, praticamente não tem chuvas e quanto mais perto do mês de setembro. O período mais chuvoso é de novembro à janeiro, também é quando as cachoeiras estão mais cheias. Sempre importante ter bem definido o período da viagem para saber o que irá encontrar exatamente.
O que fazer no Jalapão?
As atrações na região são muitas e você, certamente, não verá tudo em uma única viagem!
Possivelmente o que mais chame atenção são os fervedouros. Fervedouros são piscinas naturais que se formam através fontes que jorram dos lençóis freáticos e que impedem que se afunde. Com águas cristalinas que garantem banhos e fotos incríveis, estes atrativos estão espalhados como oásis pelo deserto.
Cachoeiras também são atrativos no Jalapão. Apesar de ser em sua maioria deserto, há uma série de lindas cachoeiras que podem ser visitas. Cachoeira da Velha com sua imponência ou a da Formiga com suas águas de coloração verde impressionam pela beleza. Há ainda quedas d’água em cânions, como o Cânion Sussuapara que garantem visuais incríveis.
Além das águas, as serras e dunas da região formam um conjunto de paisagens deslumbrantes. Passeios as dunas ao fim da tarde, garantem o visual dourado onde sua visão se perderá na imensidão do cerrado brasileiro.
Onde se hospedar?
As cidades próximas aos atrativos do Jalapão possuem pousadas para atender aos turistas. Mas, todas elas acabam ficando bastante distante e isso torna os dias bastante cansativos devido aos deslocamentos.
Uma das formas de aproveitar ao máximo é ficar “dentro” do Jalapão, hospedado em estruturas permanentes montadas em estilo Safari camp. Tendas com camas e banheiros podem ser uma excelente alternativa para quem deseja uma experiência imersiva no cerrado. Imagine uma experiência de se hospedar como estas fotos abaixo:
Agora que você já conhece um pouco do que o Jalapão oferece. Que tal conhecer esse paraíso com a Top?
Saiba mais aqui em nossos roteiros na região.
Saiba mais:
Conheça nossas caminhadas e trilhas
Temporada de Montanha da Top
5 Lugares para conhecer no Paraná
Conheça o Caminho do Itupava – a Trilha mais antiga do Sul do país.
Conheça o Vale Europeu em Santa Catarina
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.