Você certamente já ouviu falar na Festiqueijo de Carlos Barbosa. Ou talvez, até já tenha ido à festa em alguma das edições. Mas você sabe como ela surgiu? Vamos te contar!
A origem desta festa remete à Festa do Leite, que ocorreu pela primeira vez em 1976. A mesma festa aconteceu em mais 3 oportunidades: 1979, 1984 e 1987. Sendo que no último ano, ocorreu um evento paralelo chamado Festival Estadual do Queijo. O sucesso do festival do queijo foi tanto, que no ano seguinte ocorreu a segunda edição e em 1991 foi reprisado.
No ano de 1993 as edições tornaram-se anuais a Festiqueijo ganhou o status de evento principal e não mais paralelo. Acontecendo sempre no mês de julho, o festival se orgulha da fartura de comida e bebida. E claro, o grande nome da festa é sua principal atração: o Queijo!
A Festiqueijo está na 31ª edição (ano de 2022) após 2 anos de ausência devido a pandemia. Ela ocorre em todos os finais de semana de julho (sextas, sábados e domingos) no formato de ingresso com tudo incluso. Na entrada o participante ganha um garfo e uma taça para usufruir das maravilhas gastronômicas da Serra Gaúcha. Durante o evento há apresentação de bandas e artistas da região para animar ainda mais os participantes.
O local da festa é o salão paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa. Ao lado acontece a Feira de Compras da Festiqueijo, onde é possível encontrar diversos artigos de artesanato e produtos coloniais para levar.
Um pouco sobre a cidade de Carlos Barbosa
Conhecida por ser a capital nacional do Futsal (devido a ACBF), além de ser a sede da Tramontina, uma das maiores indústrias gaúchas.
Batizada em homenagem à Carlos Barbosa – governador da República Velha, foi fundada em 1959. Mas o nome foi dado em 1910 – devido ao governador da época da construção da ferrovia Montenegro-Caxias do Sul.
Até hoje, Carlos Barbosa conserva parte da ferrovia onde circula a Maria Fumaça, com trajeto até Garibaldi – Bento Gonçalves. Tendo uma das estações de embarque/desembarque – hoje conta com uma antiga locomotiva restaurada que funcionava em Porto Alegre nos anos de 1900.
Assim como a vizinha Garibaldi, a região também recebeu os primeiros imigrantes alemães e somente após 4 anos, italianos chegariam para dar o “ar italiano” que predomina até hoje.
Saiba mais
Quer se divertir na Festiqueijo? Vamos dia 17 de Julho. Saiba mais aqui.
Porto Alegre 250 anos – Um tour pelo Centro Histórico
Vale do Taquari – Turismo que mais cresce no Rio Grande do Sul
Parque Witeck – o maior bosque particular do RS
Quarta Colônia, história e natureza no coração do Rio Grande do Sul
Veja mais roteiros turísticos. Acesse aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.