As crianças são seres livres e em crescimento, despertos para a simplicidade e alegria. Eles têm em si a liberdade da brincadeira, o equilíbrio da nossa humanidade. Viabilizar o caminho da criança de volta a natureza é estimular o crescimento de adultos conscientes, além de incentivar o crescimento saudável e prazeroso de nossos pequenos cidadãos. Conectar nossas crianças de volta com a real
essência de brincar, se sujar com a terra, a água e outros elementos naturais, favorece uma infância feliz e cheia de descobertas. Quando a criança brinca ela expressa a sua imaginação, ela nos mostra de forma clara e objetiva a sua forma de ver o mundo e quando a criança brinca com a natureza, ela se torna parte daquele mundo. Incentivar as nossas crianças a participar de trilhas, ir aos parques, ter um contato direito com os presentes lindos que a natureza nos dá, além de favorecer lindos momentos em família, também favorece a consciência daqueles pequenos seres em criação. Existem diversos estudos que relatam a importância do brincar ao ar livre e o quanto isso é significativo para o seu crescimento pessoal, espiritual e emocional. Nossas crianças são o futuro da nossa humanidade, incentivar sua conexão com a natureza é caminhar junto a um mundo saudável, sustentável, respeitoso, alegre e feliz! Convide seu filho para brincar em meio a natureza, convide seu filho a descobrir os encantos naturais que existem nesse planeta lindo que habitamos!
As crianças que brincam em diferentes ambientes naturais são mais ativas fisicamente, mais conscientes sobre sua alimentação e mais cuidadosas com o outro. (Health Education Research, 2008)
Somos os responsáveis pela sociedade que vivemos. Vamos dar o primeiro passo para criar cidadãos saudáveis, conscientes, equilibrados e conectados com a natureza? Comece na sua casa!
Incentive as crianças a terem contato com a natureza, elas precisam conhecer para poder preservar.
Conheça nosso roteiro especial para crianças e famílias.
Dia 28 de Abril em uma Fazenda em Caxias do Sul. Detalhes aqui.
Autor: Isadora Gobi, estudante de Pedagogia e professora de educação infantil.