Distante 156km da capital gaúcha, fundada como “Barra do Velhaco”, devido ao arroio que passa pela cidade, Arambaré é uma pequena cidade situada na Costa Doce do Rio Grande do Sul.
Inicialmente ocupada por jesuítas espanhóis, a região reune boas condições para criação de gado. E possui um exemplar de raça chamado “gado velhaco” ou “zaino”.
Com o passar dos anos a cidade recebeu alguns nomes até se tornar Arambaré. Chamou-se Paraguassu em 1938, e somente em 1945 recebeu seu nome atual. Arambaré em tupi-guarani significa : ¨bruma, névoa¨.
Muito conhecida por suas praias de água doce. A cidade fica à beira da Lagoa dos Patos (Laguna, na verdade). Dunas, butiazais e figueiras centenárias são cenários comuns na região.
Sua figueira mais famosa é a Figueira da Paz, com certa de 141m de perímetro e com copa de 50m. Ela possui 12m de diâmetro de tronco, além de cerca de 500 anos de idade.
Outra característica da cidade é seu carnaval. Um dos mais famosos carnavais de rua do Estado.Em 2003 foi descoberta uma espécie nova de lagarto na região, habitante das dunas, foi batizado com o nome científico de Liolaemus arambarensis (foto) em homenagem a cidade.A região reserva muitas belezas naturais, e onde tem belezas naturais a gente leva você para conhecer.
Atualmente a cidade conta com Agência de Ecoturismo que recebe os visitantes e apresenta as belezas do lugar. Caminhadas e trilhas são uma ótima “pedida” para quem quer conhecer paisagens diferentes do que a maioria dos trilheiros está acostumada a ver.
Te interessou por Arambaré? A gente te apresenta esse paraíso, saiba mais.
Veja mais algumas imagens:
Imagens: Leandro Pereira e divulgação.
Saiba mais:
Conheça o Caminho das Araucárias – Uma trilha de longo curso no sul do Brasil
Dicas para um trilheiro de primeira viagem
Mais cinco locais para trilhar no Rio Grande do Sul
Trilhas de verão – Cuidados e Dicas
Veja nossas caminhadas e trilhas aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.