Você sabia que o litoral de Santa Catarina é conhecido por ser uma Rota de Baleias Francas? Dos meses de de julho à novembro é possível avistar estes gigantes em seu período de reprodução no litoral catarinense.
Imbituba é considerada a capital brasileira da baleia franca pela quantidade de animais que visitam a região durante estes meses. Cidades de Laguna e Garobapa também possuem muitos registros de avistamentos no mesmo período.
Desde 2012 os passeios de barco para avistamento de baleias está suspenso. Mas isso não é um problema, as baleias chegam muito perto da costa. E devido ao relevo da região, é possível ver os animais das encostas dos morros. Unindo pequenas trilhas à visualização das baleias francas.
Na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba está situada sede do Projeto Baleia Franca. Instalado desde 2003 (com recursos da Petrobras) o projeto, sem fins lucrativos, ajuda na preservação e estudo da espécie. Esta espécie consta na lista de animais ameaçados de extinção, e o projeto ajuda em sua conservação. No local existe um centro de visitantes para fins educacionais.
Ainda na cidade de Imbituba, existe o Museu da Baleia. Situado na praia do Porto, o prédio foi o último baleeiro brasileiro, com funcionamento até 1973. O museu conta a história da caça à baleia até sua conservação nos dias de hoje. Parceria do Projeto Baleia Franca com a Prefeitura e empresários da região, o local merece ser visitado por quem passa pela região. Museu está fechado no momento – aguardando verbas para reabertura.
Esta parte do litoral catarinense conta com uma boa rede hoteleira, e nestes meses é mais fácil conseguir tarifas melhores. No verão a região é badalada e os hotéis e pousadas bastante disputados.
Se interessou pelo assunto e gostaria de visitar a região para avistar baleia francas?
Confira nosso roteiro especial para Imbituba aqui.
Saiba mais:
Caminho Peabiru – Cataratas, Missões e Incas
Vale Europeu – Motivos para conhecer
Conheça as belezas Ponta Grossa no Paraná.
Cactário Horst – o maior cactário da América Latina!
Rincão Gaia – conheça o legado de Lutzemberger
Jesuítas, Sepé Tiaraju e Pedra do Segredo – Conheça a lenda de Caçapava do Sul
Sobre o autor:
Pablo Campozani é coordenador da Top Trip Adventure.