Você já deve ter visto imagens da Capadócia na Turquia, onde centenas de balões voam diariamente nos céus da região. Mas, você sabia que na cidade de Praia Grande em Santa Catarina existe algo tão ou mais bonito que isso?
É verdade! Na região dos Cânions da Serra Geral gaúcho-catarinense o balonismo tomou proporções gigantes e, diariamente centenas de balões voam nos céus da localidade e encantam os turistas.
A tradição do balonismo na região da divisa gaúcha e catarinense começou na cidade litorânea de Torres-RS em 1989. Existia uma feira focada na banana, a Febanana – e apesar desta feira não ter vingado (duas edições apenas), ela gerou os primeiros voos e foi o embrião do maior Festival brasileiro de balonismo do Brasil. Apesar do festival ser um sucesso de público há anos, foi na cidade de Praia Grande (vizinha da região) que os voos diários estão “bombando”.
Por uma série de fatores que a cidade encontrou, os voos de balão nos cânions vem crescendo muito. Dentre os fatores que mais chamam atenção estão: as paisagens incríveis dos cânions, das lagoas e em dias de boa visibilidade, até o mar é possível enxergar do alto dos balões.
Praia Grande é um destino conhecido por quem curte trilhas, lá fica a entrada da Trilha do Rio do Boi – dentro do Cânion Itaimbezinho.
Inúmeras empresas estão operando na cidade, aproveitando o fluxo de turistas que já frequentavam a região. Não é difícil ver mais de 30 balões nos céus da cidade diariamente.
Que bacana hein?! Mas como funciona o voo?
Em geral os voos acontecem ao amanhecer, quando os ventos são mais favoráveis e o espetáculo de cores torna mais mágico o voo. A atividade começa na madrugada na agência de balonismo que leva os turistas aos pontos de decolagem (que podem mudar de acordo com as condições climáticas). Chegando ao local de decolagem, começa o preparo do balão. Ele e inflado com ar quente, e os participantes podem entrar no seu interior para bater fotos – um momento e tanto!
Após o momento de fotos no interior, o piloto chama para subir ao cesto do balão. Aqui um detalhe, existem vários tamanhos de balão e alguns, podem ter até 20 lugares. Todos dentro do cesto, o piloto dá as instruções e começa, levemente, a subida. Acredite, é muito sutil a subida.
O voo dura aproximadamente 40 minutos, e ao longo da rota o piloto navega para cima e para baixo, mostrando os locais da região e cadeia de cânions (principal atrativo). É possível chegar a altura acima das montanhas, acima do nível da cidade de Cambará do Sul no alto (mais de mil metros). Este é um dos pontos altos. Em dias de nuvens, é possível subir sobre elas – momento mágico, com certeza!
Durante o voo o piloto vai procurando um local seguro para o pouso e fica em contato com a equipe de resgate em terra. Após o pouso, é feito um brinde com espumante e o piloto conta um pouco da história do balonismo – surgimento na França. Neste momento é feito o book fotográfico com o balão em terra, certamente você irá se divertir!
Voar de balão é um sonho de muita gente, e agora está muito fácil de ser realizado. A Top realiza voos periódicos com um dos melhores pilotos da região. Até porque, balonismo exige muito conhecimento e manutenção em dia de equipamentos!