O Conjunto Marumbi ou Serra do Marumbi é um conjunto de montanhas situado no Paraná, próximo as cidades de Morretes, Piraquara e Quatro Barras.
Visível de diversos pontos da região a montanha (ou conjunto de montanhas) aguça a curiosidade de
montanhistas e caminhantes, que buscam em sua região um refúgio a ser explorado em seus mais diversos níveis de dificuldades.
O local é considerado o berço do Montanhismo no Brasil, isso por ter sido a primeira montanha de grande dificuldade conquistada e documentada no país. Isto no ano de 1879. O pico mais alto do Conjunto recebeu o nome de seu primeiro conquistador: Joaquim Olimpio Carmeliano de Miranda.
O Conjunto Marumbi é formado por nove montanhas de diferentes tamanhos: Olimpo (1 539 metros), Boa Vista (1 491 metros); Gigante (1 487 metros); Ponta do Tigre (1 400 metros); Esfinge (1 378 metros); Torre dos Sinos (1 280 metros); Abrolhos (1 200 metros); Facãozinho (1 100 metros) e pelo Morro Rochedinho (625 metros).
A única estação de trem entre Curitiba e Morretes que possui funcionamento está situada no Parque Estadual do Marumbi. Sendo o trajeto de trem um dos meios mais fácil (mas não barato) de chegada à região montanhosa. Caso não se vá de trem, trilhas são as opções possíveis para chegar ao local.
Certo, mas por que eu devo conhecer o Marumbi?
- É uma das montanhas mais técnicas para se subir no Brasil. Ela é exigente mesmo para seus menores Picos. Para alcançar o Olimpo é necessário bastante treino e preparo físico. A mente deve estar bastante preparada, pois andar agarrado em grampos será uma constante nos desfiladeiros.
- Mas se eu não quero subir e apenas conhecer o local. Isso vale também! A montanha se apresenta nos mais diversos ângulos simplesmente para um passeio pela região. Pequenas trilhas estão presentes no parque e podem ser realizadas por iniciantes.
- O Marumbi está presente no imaginário de quem anda pela Ferrovia Curitiba-Paranaguá, e todos querem dar uma parada na estação para contemplar a beleza do local. Montanha e Ferrovia são objetos de curiosidade e raros no Brasil.
- Desafiar seus limites e alcançar um dos cumes. A visão do topo dos cumes do Marumbi com certeza valerá cada segundo do esforço da subida. Mais de uma visita será necessária para completar o Conjunto. Prepare-se!
- Fazer parte da história. O Conjunto Marumbi e região são recheados de histórias e lendas. Desde os primeiros habitantes da região que o batizaram maromby, que significa “rio dos peixes grandes” (maromba, “peixe grande” + ‘y, “rio”).
Saiba mais:
Roteiro de montanhas no Paraná
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure