Até cerca de 20, 30 anos atrás, as crianças costumavam brincar na rua com seus amigos. Jogar bola, taco, brincar de polícia e ladrão, de se esconder. Havia segurança para tal e não havia (acreditem os mais novos) internet.
No Brasil, a internet apareceu com força no final dos anos 1990, meados de 2000. Mas só veio realmente a ser popular com a invenção dos smartphones. Hoje as crianças estão conectadas desde cedo à internet e seus atrativos.
Algumas crianças já possuem seu próprio celular desde pequenas, outras utilizam de seus pais para jogar e navegar por Youtube, redes sociais ou sites de entretenimento. Computadores são zona confortável para os pequenos desde muito cedo.
Mas como incentivar as crianças a ter contato com a natureza e desfrutar de ambientes antes comuns e agora tão difíceis de se proporcionar? Onde brincar com o físico e real é mais importante que a realidade virtual?
O ecoturismo pode ser uma ótima saída!
Veja algumas dicas de como começar com trilhas e caminhadas.
Se desconectar, visitar locais onde o celular não tem sinal pode ser um pouco complicado no início, mas com certeza apenas no começo. Assim que os pequenos descobrirem a felicidade em tomar banho de rio ou cachoeira, brincar com cachorros, andar à cavalo, pisar na grama, se sujar com barro, eles terão uma outra visão das brincadeiras.
A integração entre a família, pais e filhos em viagens é muito intensa. No estilo de vida corrida que as pessoas levam hoje, é normal deixar a criança brincando sozinha ao invés de participar junto das atividades.
O contato com natureza auxilia no desenvolvimento do que os especialistas em educação chamam de “4Cs”: pensamento crítico, cooperação, colaboração e criatividade (em inglês, critical thinking, cooperation, collaboration e creativity). Educadores ao redor do mundo, buscam estimular essas competências em seus alunos, que seriam fundamentais para alcançar o sucesso.
Listamos cinco motivos pelos quais você deve levar as crianças para viajar:
- Tocar, sentir, viver o real e não o virtual.
- Contato com a natureza gera consciência ecológica e social. Ajudando no bem-estar da criança.
- Integração de pais com filhos. Momentos de integração fortalecem os laços familiares.
- Socialização dos pequenos. Algo tão difícil nos dias de hoje.
- Aumento da autoconfiança. Fazer pequenas trilhas, superar medos ao longo das atividades ajudam no desenvolvimento pessoal e reduzem os níveis de estresse.
Viaje com seus filhos, netos, sobrinhos!
Apresente a vida real para eles!
Crie as crianças com consciência ecológica e social, elas se tornarão adultos melhores!
Importante sempre verificar o nível de dificuldade da atividade como estes exemplos aqui.
Verifique nossos roteiros de ecoturismo.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.