Antigo caminho de tropeiros, a Fazenda dos Ausentes foi o maior latifúndio do Rio Grande do Sul. Seus primeiros donos no século 18, não assumiram as terras, e que acabaram leiloadas duas vezes pela ausência de proprietários ou de sucessores. Não por acaso, esse trecho dos “campos de cima da serra” foi batizado de Ausentes. São José foi adicionado ao nome por ser o padroeiro da cidade.
Seus primeiros habitantes foram jesuítas e índios guaranis no ano de 1727, levantaram uma cruz para registrar o domínio na Vacaria dos Pinhais. Anteriores aos latifundiários.
Atualmente a região conta com cerca de 3.200 moradores em uma área total de 1.173,947 km2.
Com uma extensa área, a cidade faz fronteira com Cambará do Sul, Bom Jesus no Rio Grande do Sul. Timbé do Sul, Morro Grande, Bom Jardim da Serra, São Joaquim em Santa Catarina.
A região faz parte do conjunto de cânions da Serra Geral que inicia em São Francisco de Paula e segue pela serra catarinense.
Mas o que São José dos Ausentes tem de tão especial?
As respostas são várias:
- Cânions: são inúmeros cânions de incrível beleza como o Amola Faca (ou Encerra), Boa Vista, Rocinha, Realengo e o mais conhecido, o Monte Negro.
- Nascentes importantes: Rio das Antas, o rio mais importante da serra gaúcha.
- Cachoeiras e cascatas: são dezenas delas como a Cachoeirão dos Rodrigues, Cascata do Juvenal, Cachoeira do Perau Branco, Desnível dos Rios.
- Serra da Rocinha: na divisa com Timbé do Sul urge uma Serra no estilo da Serra do Rio do Rastro que atualmente está em fase de pavimentação. Promete dar uma nova dinâmica para a economia local após sua conclusão. Em seu mirante existe uma rampa de vôo livre.
- Ponto mais alto do RS: com 1.403m de altitude o Pico do Monte Negro é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul.
Para os aventureiros mais corajosos é possível fazer uma travessia na borda dos cânions durante 3 ou 4 dias. Caminhando um trajeto de aproximadamente 55km. Caminhando por charcos, campos, estradas e matas de araucárias. Para quem prefere caminhadas mais tranquilas, a maioria dos roteiros são de nível fácil, mesmo a subida ao Pico do Monte Negro não exige mais de 15min de subida para poder assinar seu livro de cume.
Apesar dos cânions de Ausentes serem da mesma formação geológica dos de Cambará do Sul, eles não estão dentro de parques nacionais (como o Aparados da Serra ou Serra Geral). A maioria deles possui acesso via porteiras de propriedades privadas. Alguns deles, necessitando de liberação por parte dos proprietários.
Para os amantes do frio, a cidade é uma das mais frias do RS. Com ocorrência de neve durante o inverno maior que cidades com Gramado e Canela. Excelente para aproveitar uma lareira e um bom vinho.
São José dos Ausentes tem muito o que crescer com o turismo. Desde que ordenado e organizado.
Conheça os nossos roteiros para São José dos Ausentes.
Saiba mais
Caminho Peabiru – Cataratas, Missões e Incas
Serra Geral – Cânions muito além do Itaimbezinho e Fortaleza
Vale do Taquari – Turismo que mais cresce no Rio Grande do Sul
Trem dos Vales Chegou – Trem turístico na Ferrovia do Trigo
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.