A preparação e os Festejos de Carnaval no Uruguai se iniciam desde janeiro e seguem até o término oficial do carnaval.
“Las llamadas” são convocatórias (espécie de convite) que fazem alguns membros da comparsa (grupo) ao resto do grupo, se valendo da batida rítmica do tamboril.
Imaginem algo, como um tambor chamando o outro de casa em casa e seguindo em cortejo tamboril pelas ruas uruguaias.
Assim se formam parte do concurso oficial de grupos carnavalescos da capital uruguaia.
Vídeo: EL CANDOMBE así se siente Montevideo,Uruguay – Daniel Deniesse
Durante duas noites, (em 2019 – 7 e 8 de Fevereiro são os desfiles de abertura) – desfilam cerca de 40 comparsas pelas ruas dos bairros Sur e Palermo – constituindo uma das mais puras manifestações da cultura Afrouruguia.
O Acesso ao evento é gratuito.
Originalmente as comparsas eram formadas por até 300 componentes, para realizar suas atuações nos tablados iam a pé ou a cavalo (os mais nobres na hierarquia). Inicialmente e ainda hoje, bate-se na porta ou com o sino para se comunicar, e iam “chamando-se” com os tambores.
Cada comparsa desfila primeiro o porta-estandarte, logo as bandeiras e atrás um conjunto de materiais de fantasia composto por luas, estrelas, meia-luas e luzes que são portadas pelo mais novos.
Logo vem o corpo de dança (mulheres e homens com fantasias vistosas e sensuais) que realizam uma dança intensa e apaixonada, seguido por um homem mais velho da comparsa, representa o bruxo o curandeiro das tribos africanas, que curava com ervas e ramos, vestidos com barba de algodão, chapeú de palha, casaco preto, óculos, bengala e maleta na sua mão simulando um médico de Montevidéu Colonial, segue acompanhado da mãe velha que representa as amas afrodescendentes – espécie de governanta residencial da época colonial, que caminha com um guarda-sol, um leque e uma cesta, as vezes cheia de deliciosos bolinhos.
Depois tem o faxineiro, encarregado de varrer com sua vasoura as ondas negativas e a erva daninha que pode ter na rua, antes do desfile do corpo de baile e o grupo de tambores. Que são o pulso e o alma do desfile.
VENHA COM A TOP VIVER A BATIDA DO CARNAVAL URUGUAIO.
Vídeo: Carnaval de Montevideo – Intendencia de Montevideo
Nossa presença em 2019 está confirmada! Saiba mais aqui.
Sobre as autoras:
Tegal Devera e Julieli Ferrari, coordenadoras da Top Trip Adventure.