Eleita por 14 vezes como o melhor destino de Ecoturismo no Brasil, a cidade de Bonito é considerada o principal desejo para amantes de atividades junto à natureza no país. Localizada no Mato Grosso do Sul, a região cresceu em importância nos últimos anos graças a uma forte organização e regulamentação de seus atrativos naturais.
Repleta de atrativos turísticos que variam de grutas imensas, incontáveis cachoeiras, nascentes de
águas cristalinas, esportes de aventura e gastronomia local. Além da proximidade com o Pantanal, fazem de Bonito um destino de tantas opções que certamente não será em sua primeira visita que irá visitar todos os lugares.
O Estado do Mato Grosso do Sul praticamente zerou o desmatamento ilegal da Mata Atlântica nos anos de 2016-2017. O rigoroso controle de visitantes nos atrativos garante a proteção de nascentes e rios da região. A pesca foi proibida nos rios da região e mesmo nas atividades de flutuação o cuidado com os ecossistemas locais é altamente controlado. A sustentabilidade é o lema de Bonito.
O turismo é tratado com cuidado e como negócio sustentável. Estima-se que em 2017 a cidade recebeu mais de 200 mil turistas que geraram uma receita de R$305 milhões ao município. A cidade possui uma extensa rede hoteleira e diversas agências de turismo para agendamento e realização dos passeios aos atrativos.
Flutuação – está é com certeza a atividade mais procurada em Bonito. Devido as águas cristalinas em diversas nascentes de rios, os turistas podem (com acompanhamento) realizar a flutuação e visualizar a vida marinha de maneira incrível.
Cavernas – outro ponto forte da região. Cavernas com estalactites e estalagmites encantam os visitantes com suas magnitudes.
Cachoeiras – são incontáveis as cachoeiras da região, desde Parques nacionais ou propriedades privadas, a região é um paraíso para amantes de cachoeiras.
Pantanal – por ser bastante próximo ao Pantanal, uma das atrações recomendadas é um day use em alguma fazenda pantaneira. Passar um dia na região para conhecer as belezas e o estilo de vida das fazendas é um belo programa.
Fauna e flora – sem dúvida você verá muitas espécies de plantas e animais silvestres. Seja no ar (araras e outras espécies são abundantes), nos rios (peixes de todas as cores e tamanhos), quanto em terra (onças, tamanduás, jacarés podem ser vistos) .
Conheça a capital do Ecoturismo do Brasil com a Top! Temos um roteiro em janeiro de 2025 – veja aqui detalhes de nossa viagem para Bonito.
Saiba mais:
Vale Europeu – motivos para conhecer
Já ouviu falar do Buraco do Padre?
Paque Witeck – o maior bosque privado do RS
Urubici – a cidade que você precisa conhecer
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.