Na cidade de Ponta Grossa, nos campos gerais do Paraná existe um lugar impressionante, chamado Buraco do Padre. Uma cascata de cerca de 30m desce por uma furna através do Rio Quebra Perna, formando um grandioso anfiteatro.
Esta Furna (ou caverna) foi formada por falhas geológicas bastante antigas, muito comuns na região.
E hoje é uma das principais atrações turísticas da região.
O nome do local está ligado aos Padres Jesuítas que meditavam no local há muitos anos atrás. E teve este nome dado por antigos tropeiros que faziam rota na região. Desde 2002 é um sítio geológico atribuído pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos.
O local está à 24km do centro da cidade de Ponta Grossa e tem a maior parte da estrada asfaltada, no chamado distrito de Itaiacoca. E para chegar até a cachoeira, uma trilha pavimentada de 1km com ótima acessibilidade deve ser feita.
Hoje o Buraco do Padre é um parque muito bem estruturado que recebe muitos visitantes. O local conta com loja de souvenirs e um bar com lanches rápidos. Dentro do parque ainda existe uma outra grande atração chamada Fenda da Freira. Um deslocamento de rocha de cerca de 3m de largura e 30m de altura formado por rochas areníticas. A visita à Fenda da Freira é feita com pagamento à parte e tem limite de visitantes diários. O acesso à ela é feito via a trilha do Favo (ponto de vias para escaladores).
Com certeza o Buraco do Padre é uma das cachoeiras mais incríveis existentes no Brasil. Não há uma pessoa que não fale um “ooooh” ao entrar na estrutura do lugar. E aproveitar um belo banho na queda d’água é certamente um convite para repor as energias. Saiba mais sobre cachoeiras.
Além destes dois pontos incríveis, a região ainda contempla o Parque Estadual de Vila Velha, Cânion Guartelá, Fenda do Nick e uma infinidade de cachoeiras. Um ótimo roteiro para um feriadão!
Faça um tour virtual pelo Buraco do Padre aqui.
Curtiu estes locais, a Top te leva lá. Confere aqui.
Saiba mais
Mais locais para conhecer no Paraná.
Caminho de Itupava – A trilha mais antiga do Paraná
Trilhas no litoral catarinense
Conheça a rota da Baleia Franca
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.