Hoje o que é um grande polo turístico da Serra Gaúcha, a cidade de Bento Gonçalves possui muita história e seu desenvolvimento neste setor tem muito a ver com a cultura e tradição dos imigrantes italianos. Em especial da região hoje conhecida como Caminhos de Pedra.
Imigrantes italianos chegaram na região a partir de 1875 e lá fundaram diversas comunidades. O Distrito de São Pedro era composto por 7 comunidades: São Pedro, São Miguel, Barracão, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antonio e Santo Antoninho. Estas entre as Linha Palmeiro e parte da Linha Pedro Salgado.
Durante o ano de 1987 foi realizado um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, e ficou constatado que esta região continha o maior número de casas antigas, conservava sua cultura e história, tinha acesso fácil e, consequentemente, um grande potencial turístico. A região estava abandonada desde a década de 1970 quando houve a mudança de traçado da rodovia que ligava Porto Alegre ao norte do estado.
Com recursos do Hotel Dall’Onder as primeiras 4 casas foram restauradas e passaram a receber visitação e outras tiveram obras emergenciais. O primeiro grupo de turistas proveniente de São Paulo, através da Operadora CVC foi recebido na Casa Merlo, Casa Bertarello, Ferraria Ferri e Cantina Strapazzon em 30 de maio de 1992.
O roteiro rapidamente animou os moradores da região. Em 1997 foi fundada Associação Caminhos de Pedra, com empreendedores e hoje conta com mais de 70 associados. Este projeto é considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, e recebe uma visitação média anual de 100.000 turistas. O roteiro está em expansão e possui mais de 28 pontos de Visitação.
Hoje é possível experimentar grande variedade de vinhos e sucos produzidos na localidade. Cantinas são atrações para belas refeições. O turismo rural com ovelhas e erva-mate fazem parte da rota. Além é claro de toda a simpatia e hospitalidade do povo de origem italiana que vive há quase 150 anos na região.
Que tal conhecer um pouco do Caminhos de Pedra com a Top? Confere nossa programação aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure