Marcelino Ramos fica na divisa do Rio Grande do Sul com a cidade catarinense de Piratuba. As cidades são divididas pelas águas do rio Uruguai e ambas são famosas pelas suas águas termais de excelente qualidade.
A história das águas termais na região começou em 1959 com a escavação da Petrobras em busca de petróleo. Durante a perfuração de um poço, o que se encontrou foi água do Aquífero Guarani (a maior reserva de água doce subterrânea do mundo). Apesar de terem encontrado água, a companhia foi embora lacrando o poço. Somente na metade dos anos 60 que o prefeito da cidade, Antônio Floriani Zordan, iniciou o processo ligado ao turismo de águas termais.
Passou-se aproximadamente 10 anos, e no mandato do prefeito David Gemelli iniciou a era do
turismo em Marcelino Ramos, vindo o poço a ser reaberto no dia 03 de abril de 1970. Durante os anos de 70, 80 e 90 vários empreendimentos foram criados e fechados na região para explorar o balneário turístico. Mas, somente nos anos 2000 com a construção do novíssimo complexo que o turismo decolou. Hoje o complexo conta com diversas atrações cobertas e não cobertas, rampas, piscinas semi-olímpica, vestiários, camping, churrasqueiras, bares e restaurantes.
Em 2003, uma nova atração na região começou a funcionar: O Trem das Termas! Uma parceria entre Marcelino Ramos-RS, Piratuba- SC e a ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que viabilizaram a vinda de uma Maria Fumaça, uma locomotiva Belga a vapor de 1906 com duas composições, para fazer o trajeto de 25 Km entre os dois municípios transportando turistas das duas cidades. Com o crescimento do projeto, em novembro de 2004 chegou uma Maria Fumaça de 1920, uma máquina maior, com vagão restaurante e mais cinco composições para atender melhor os turistas.
Existem duas opções de passeio no Trem das Termas: Piratuba-Marcelino Ramos e Marcelino Ramos – A estação Uruguai. Os trilhos por onde a Locomotiva passa hoje são remanescentes da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, que funcionou de 1909 à 1942.
Ainda em Marcelino Ramos o turismo religioso é famoso pela romaria de Nossa Senhora da Salette, que ocorre desde 1937. Hoje existe um Santuário dedicado a Nossa Senhora da Salette, construído por Missionários Saletinos, para acolher as crescentes romarias que ali aconteciam.
Para os amantes de natureza, a cidade conta com um Parque Municipal chamado Paque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares. A Unidade de Conservação foi construída como medida compensatória da Usina Hidrelétrica Itá, conta com 423 hectares de mata nativa e oferece aos visitantes trilhas, mirantes, passarelas, auditório e sala interativa.
O Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares é formado por uma Floresta Estacional Decidual, mata caracterizada por duas estações climáticas bem demarcadas, sendo uma chuvosa, seguida de longo período biologicamente seco, constituindo-se um marco para a região, por restar pouquíssimos remanescentes desse tipo de ambiente.
As águas termais são uma ótima opção para tratamento de diversos problemas de saúde, porque além de oferecerem seus benefícios terapêuticos, elas oferecem relaxamento de tensões e embelezamento da pele.
Nas Termas de Marcelino Ramos, as águas termais, contém como principal elemento o enxofre e muitos sais minerais, e por serem naturalmente aquecidas garantem as qualidades terapêuticas desde a sua origem na fonte. Dores articulares, processos inflamatórios e condições degenerativas são tratáveis com águas termais porque agem como coadjuvantes dos tratamentos convencionais, melhorando a qualidade de vida das pessoas que enfrentam essas condições.
A cidade de Marcelino Ramos conta com cerca de 5mil habitantes e está 423km de distância de Porto Alegre. Conta com boa rede hoteleira disponível para atender os turistas.
Marcelino Ramos é uma cidade com muito potencial turístico e a Top vai te apresentá-la.
Confira detalhes de nossa viagem para a região aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.