Inicialmente fundada com o nome de São Francisco de Paula, a cidade de Pelotas tem é, com certeza, uma das cidades mais importantes do Rio Grande do Sul. Região povoada por portugueses fugidos de Colônia de Sacramento no Uruguai (1777) e da vila de Rio Grande, invadida por espanhóis (a partir de 1758).
A partir de 1780, com a chegada do português João José Pinto Martins, começa o ciclo das charqueadas na região do Arroio Pelotas. Em 1812 é elevada ao status de Freguesia e em 1832 ao status de Vila. Com a cultura das charqueadas a navegação ganhou força e o intercâmbio de produtos trouxe o açúcar para a região e o consumo de doces cresceu. A mistura da cultura portuguesa e francesa com a cultura negra – mão-de-obra predominante na região, gerou a tradição doceira da cidade. O quindim, doce mais tradicional, é um destes frutos.
A economia baseada nas charqueadas fez com a cidade de Pelotas fosse considerada durante algum tempo a cidade mais importante do RS. Tamanha era a riqueza da cidade que ela foi a pioneira em diversas coisas no estado, da primeira casa de espetáculos – Theatro Sete de Abril (1834), até a primeira faculdade de Agronomia do Brasil(1883).
Doces:
A tradição dos doces de Pelotas é bastante antiga, mas ela cresce muito a partir dos anos 1900 com o
início de cultivo de frutas de clima temperado na região, em especial pêssego. A famosa Fenadoce (Feira Nacional do Doce) só viria a nascer em 1986.
Personagens ilustres:
Simões Lopes Neto – considerado um dos principais nomes da literatura gaúcha, foi o responsável por popularizar lendas e contos regionais.
Yolanda Pereira – foi a primeira Miss Brasil, no ano de 1930 – nascida em 1910 na cidade.
Leopoldo Gotuzzo – considerado o maior pintor pelotense (1887-1983). Estudou em grandes centros da Europa.
Futebol:
Assim como boa parte das cidades do RS, Pelotas possui uma rivalidade entre dois times de futebol: Pelotas e Brasil de Pelotas. Mas existe um terceiro time que também foi campeão regional, o Farroupilha.
Patrimônio Cultural Brasileiro:
Pelotas teve sua arquitetura e doces reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro em 2018 pelo
IPHAN. O centro histórico de Pelotas merece uma visita para apreciar a beleza de seus prédios.
O Theatro Guarany e Museu da Baronesa são incríveis e valem visitar.
E claro, saborear um de seus deliciosos doces!
Confira nosso roteiro especial para Pelotas:
Dia 25 de Maio – Pelotas – Encantos da Costa Doce.
Informações: clique aqui.
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.