O Vale Europeu em Santa Catarina é uma região formada por diversas cidades de muita importância histórica e econômica do noroeste catarinense. Blumenau e Joinville se destacam por serem duas das mais importantes cidades do Estado Catarinense. Além de várias outras, culturalmente ricas e de características européias deixas por seus imigrantes.
Com diversos roteiros que vão de gastronomia, aventura até a primeira rota de cicloturismo do país. A região desenvolveu uma hospitalidade e estrutura que encanta seus visitantes. Blumenau já era famosa pela sua grande Oktoberfest e Joinville pela sua indústria receberam o aporte de cidades como Pomerode – típica cidade de origem alemã, que conta com o maior Zoológico de Santa Catarina. Timbó, que é o ponto de partida do circuito de cicloturismo. São Francisco do Sul, que com sua colonização portuguesa encanta os visitantes do passeio do Barco Príncipe. Botuverá com suas cavernas. Brusque com sua indústria têxtil avançada.
Rotas turísticas foram criadas, dentre elas: cervejarias, museus, rotas religiosas e compras integram os atrativos da região. Hoje estas rotas movimentam milhares de pessoas ao longo do ano, trazendo prosperidade aos moradores.
Festas tradicionais como a Osterfest em Pomerode, a Oktoberfest e o Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenau ajudam na divulgação das localidades. Por outro lado, as belezas naturais de cidades menores como Doutor Pedrinho, Ascurra e Botuverá atraem os amantes do ecoturismo com trilhas e cachoeiras lindas.
Imigrantes alemães, italianos, portugueses e poloneses foram os maiores responsáveis pelo desenvolvimento desta região. Hoje uma potência econômica de Santa Catarina e se tornando uma potência turística muito bem estruturada.
A região do Vale Europeu é um achado para o turismo, contemplando diversas características para fazer a viagem a região inesquecível!
E você gostaria de conhecer o Vale!? A top te leva lá com duas opções de roteiros:
Saiba mais
5 Locais para conhecer em Santa Catarina
Locais para conhecer no Paraná
Conheça a Rota da Baleia Franca
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.