Localizada nos chamados Campos de Cima da Serra, a cidade de Bom Jesus no Rio Grande do Sul é um dos locais mais frios do Estado, mas no verão oferece uma grande quantidade de cascatas, cachoeiras e rios para banho.
Em sua história a cidade de Bom Jesus pertenceu a Santo Antônio da Patrulha e Vacaria, até ser emancipada. A população reclamava da distância de Vacaria e reivindicava uma capela mais próxima. Bom Jesus acabou sendo criada com o nome de Capela do Senhor Bom Jesus do Bom Fim, nome dado pelo antigo dono das terras, Manoel Silveira de Azevedo.
A região sempre foi habitada por indígenas, mas acabou sendo povoada por bandeirantes paulistas e tropeiros lagunenses que procuravam gado na região e rotas entre São Paulo e Colônia de Sacramento.
Durante o período do Governo Imperial, existia na região o maior posto de arrecadação de impostos da província de São Pedro (Rio Grande do Sul). Localizado junto ao rio Pelotas. Gerando grande importância política e econômica.
A região de Bom Jesus possui uma natureza exuberante com muitos rios e riachos. Formando diversas cascatas e cachoeiras que junto aos campos de altitude formam uma paisagem que fascina à quem conhece a região. As cachoeiras do rio Cerquinha e a Barragem do rio dos Touros se destacam entre os atrativos.
Nos últimos anos a cidade vem se estruturando para receber turistas em busca de aventura nas trilhas e conforto para curtir o frio do inverno (onde costuma nevar). Hospedagens foram criadas e a gastronomia vem sendo um fator importante no desenvolvimento, com a especialidade da região: trutas. A região junto com São José dos Ausentes vem crescendo e a Top se orgulha de ajudar e valorizar o desenvolvimento do turismo local.
Se interessou pela cidade de Bom Jesus? A Top te leva para conhecer! Rota das Cascatas! Confira os detalhes aqui!
Saiba mais
Te interessou por trilhas?
Alimentação em trilhas. Saiba o que comer nestas atividades.
Dicas para um trilheiro de primeira viagem
Conheça o Caminho das Araucárias – Uma trilha de longo curso no sul do Brasil
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.