Neste 1 ano e meio de pandemia (data que este post foi escrito), vimos tudo virar de ponta à cabeça. O mundo se fechou, pessoas nos deixaram e muita coisa mudou. Novos padrões, novas formas de encarar a vida e tudo ficou diferente.
Para o turismo não foi diferente. Talvez um dos setores mais afetados pelo coronavírus, o turismo praticamente encerrou suas atividades até ter a chance de recomeçar. São tantos os cuidados e os protocolos que as vezes até fica difícil de aproveitar. Mas seguimos.
E falando do turismo, o ecoturismo especificamente. Este ganhou um significado completamente diferente, afinal é muito mais seguro estar ao ar livre que em ambientes fechados. E muitas pessoas que jamais estiveram em contato com a natureza “se jogaram” neste tipo de atividades.
No entanto, estar na natureza exige além de alguns cuidados, um comportamento muito diferente do que se está acostumado dos centros urbanos. E este o ponto que abordaremos neste post.
Todas as pessoas que conhecemos estão mais ansiosas, mais tensas, mais preocupadas e mais instáveis. Fato! E nós também. A pandemia trouxe uma insegurança coletiva e amplificou os sentimentos em todos. Se algo bom acontece é muito bom, se algo ruim acontece é muito ruim. Tudo está mais intenso.
Em nossos viajantes notamos alguns comportamentos (assim como em amigos, familiares e colegas de trabalho). Dentre estes comportamentos a ansiedade é de longe o que mais notamos. As pessoas estão MUITO ansiosas. Seja para viajar, para caminhar, para chegar primeiro, para comer, para ir embora, para tudo.
Na Top usamos há bastante tempo uma palavra chamada desopilar. Ela tem por definição o significado de: fazer esquecer ou esquecer as preocupações ou as tristezas; aliviar (alguém ou a si mesmo) das tensões; alegrar(-se).
Este significado é exatamente o que a Top preza e sempre pretende oferecer nas viagens, que todos DESOPILEM.
Desopilar do estresse do trabalho, dos problemas familiares, das brigas conjugais, das preocupações do dia a dia. Aproveitar o momento.
Para aumentar a dose de desopilar, além das caminhadas e trilhas, criamos um modelo de viagem de vivências. Encabeçado pelas nossas coordenadoras Juliana e Victoria, este projeto tem como objetivo oferecer contato com a natureza, yoga, oficinas, vivências e claro desopilar muito. Saiba mais aqui. Em todas estas atividades sempre a busca por um local que tenha uma filosofia semelhante à Top e que forneça aquele banho de energia positiva que tanto precisamos nos dias atuais.
Se você não é tanto deste tipo de roteiro, e prefere caminhar e fazer trilhas não tem problema. Mas, lembre-se caminhar e trilhas também é um ótimo meio de desopilar. Seja para curtir o visual ou conversar com novas pessoas (ou amigos), sempre será uma excelente opção.
Para encerrar, quando entrares em nosso ônibus relaxe, deixe as preocupações para trás, desligue dos problemas. Aproveite aquele dia para curtir, faça as coisas com calma, repare nos detalhes, respire fundo, deixe a ansiedade para lá, Desopile!
Saiba mais
Por quê viajar com a Top Trip Adventure?
Dicas para um trilheiro de primeira viagem
Cinco motivos para praticar Ecoturismo com crianças
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.