Que os cânions Itaimbezinho e o Fortaleza são espetaculares não há a menor dúvida. Mas você sabia que existem muitos outros cânions na cadeia da Serra Geral? O Rio Grande do Sul e Santa Catarina possuem muitos outros locais como estes!
Por estarem em parques nacionais estes dois cânions são, com certeza, os mais conhecidos da Serra Geral. Cada um está dentro de um parque diferente – Aparados da Serra (criado em 1959) e Serra Geral (criado em 1992) respectivamente. Ambos na divisa do RS com SC. A parte superior pertence ao território gaúcho e seus interiores ao catarinense (onde se realizam as trilhas do Rio do Boi e do Tigre Preto).
Com estas mesmas características de divisas existem vários outros cânions em São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Podemos citar o cânion Josafaz (o mais extenso – 18km), Índios Coroados -com sua linda cachoeira dos Elfos, Cambajuva, Pinheirinho, Malacara, Molha Côco, Churriado, Fundo Grande, Corujão, Rio Leão, Cânion da Pedra. A maioria destes fica em propriedades privadas, e seu acesso apenas com autorização. Subindo mais ao norte do RS temos: cânion da Rocinha, Amola Faca (ou Encerra), Pontão, Realengo, Coxilha, Boa Vista e Monte Negro (ponto mais alto do RS junto ao Pico do Monte Negro – 1403m). Estes todos em Ausentes.
Na região litorânea do RS, existem dois cânions bem menos visitados mas que são lindos e proporcionam vistas bem diferentes, o Tajuvas e Pedras Brancas. Ambos acessíveis através de antigas trilhas de tropeiros na região de Morrinhos do Sul.
Quando o Rio Grande termina, a cadeia de montanhas segue somente por Santa Catarina passando por inúmeras cidades e entrando em um outro parque, o Parque Nacional de São Joaquim (criado em 1961 – com intuito de preservar a mata de araucária). Este parque além dos cânions possui uma importância muito grande por conter as nascentes dos rios que formam as bacias do Canoas, Tubarão e Pelotas. Além disso, nele encontram-se importantes áreas de carga e descarga do Aquífero Guarani (capaz de abastecer a população brasileira durante 2 500 anos).
Cidades de Bom Jardim da Serra e Urubici possuem incríveis cânions. Os quais podemos destacar o cânion da Ronda (junto a Serra do Rio do Rastro), Funil (capa deste artigo), Laranjeiras, Espraiado. Além das montanhas mais altas de SC como o Morro da Igreja (onde há o registro da temperatura mais fria do Brasil -17°C) e o Morro da Boa Vista (ponto mais alto de SC – 1824m). A Serra Geral segue até a cidade de Alfredo Wagner, em um local conhecido como Pedra Branca.
Na encosta da Serra Geral em Santa Catarina, existem locais menos alto e de explorados. Cidades como Timbé do Sul, Morro Grande, Siderópolis e Treviso encantam com suas belezas. Montanhas, cachoeiras, paleotocas gigantes e muita história fazem parte da região.
Cidades com uma infinidade de atrativos naturais para prática de ecoturismo. Descubra nossos roteiros na região!
Agora que você já sabe que há mais de 30 cânions na cadeia da Serra Geral, que tal explorar novos locais?
Saiba mais:
Cânions de São José dos Ausentes
Urubici – a cidade que você precisa conhecer
Cinco trilhas no Rio Grande do Sul para fugir do convencional
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.