Conforme havíamos comentado em nosso post sobre o Turismo em tempos de pandemia, a retomada seria longa e gradual. No último final de semana recomeçamos nossas atividades com uma caminhada de 10km em Ivoti. E como foi a primeira viagem depois da chegada do novo coronavírus? A gente te conta.
Desde o lançamento do modelo de distanciamento controlado criado pelo Governo do Rio Grande do Sul, as viagens foram autorizadas para as localidades que estiverem com bandeiras verde, amarela ou laranja. Bandeiras vermelhas ou pretas são proibidas. No entanto, uma série de regras devem ser respeitadas: uso de máscaras em 100% do tempo, apenas 50% de ocupação nos transportes, álcool em gel e número de participantes que não consolide aglomeração. Começamos a montar nossos roteiros para locais que nos autorizem, sempre de acordo com as permissões individuais de cada município.
Pois bem, era chegado o dia de nossa primeira viagem após mais de 2 meses de paralização por completo das atividades de turismo devido a pandemia. Um total de 9 participantes saiu junto com nosso guia de Porto Alegre em um micro-ônibus de 24 lugares. Mais duas pessoas da região de Ivoti nos encontrariam no ponto de partida da caminhada, uma acabou desistindo. Grupo reunido no nosso ponto de saída de Porto Alegre, o estacionamento Haudi Park, todos de máscaras!
Por padrão em nossas viagens, temos alguns procedimentos como receber nossos viajantes com um abraço e servir cafézinho. Nenhum dos dois poderiam ser realizados, e não foram. A assinatura do termo de responsabilidade foi feita com cada um pegando um caneta diferente e logo após a assinatura, todas as mãos devidamente higienizadas com álcool em gel. Partimos para o local de caminhada.
O dia estava meio nublado, uma leva garoa caia em determinados momentos, ou um breve sol iluminava o caminho. Após cerca de 1h de viagem chegamos ao Núcleo de Casas Enxaimel em Ivoti, onde uma das participantes da cidade nos encontraria. Como de costume, fizemos nossa tradicional roda de apresentação e passamos instruções de como todos deveriam proceder ao longo do dia. Começaria ali nossa primeira atividade em meses, um recomeço para todos.
Caminhar de máscara exige alguns cuidados. A respiração é um pouco mais difícil, então é necessário um tempinho para estabilizar…alguns minutos já é suficiente para o corpo se acostumar.
Nosso pequeno grupo de caminhantes completou os quase 10km de caminhada em cerca de 2 horas e 40 minutos. Com paradas para fotos e para apreciar a natureza da região, caminhamos em um ritmo tranquilo, afinal, o objetivo era desopilar e não competir. Conversando e dando risadas, o grupo extremamente comprometido e consciente dos cuidados aproveitou o domingo de maio para dar aquela arejada na mente.
Ao finalizar a caminhada retornamos ao Núcleo de Casas Enxaimel. Era o momento de trocar as máscaras. Elas devem ser trocadas a cada 2 ou 3 horas. No local final de nossa caminhada, permanecemos o tempo suficiente para fotos e o lanche-almoço, feito com o distanciamento necessário. Retorno para Porto Alegre começava.
Em um roteiro “normal” em Ivoti, teríamos visitado alguns outros pontos da cidade, como a cachaçaria Weber Hauss e teríamos tomado um belo café colonial. Ainda não era o momento.
Da mesma forma que fomos, retornamos com cada participante sentado junto as janelas e muito álcool em gel para proteção.
Ao nos despedirmos, o sorriso de cada pessoa foi substituído por um olhar sincero de agradecimento. Seja da Top para seus clientes, quanto deles para com a Top.
Todas as semanas as viagens serão revisadas, e caso necessário, serão adiadas ou canceladas. Sempre para manter à todos com a chance de poder desopilar com a máxima segurança e cuidado que o momento exige.
Veja mais fotos da caminhada em nosso Facebook.
Voltamos sim, com muito cuidado e com aquele carinho que há mutuamente entre nossa empresa e nossos viajantes! Obrigado pela oportunidade de retornar!
Sinta-se convidado a voltar!
Saiba mais: A Top lançou uma campanha de venda de créditos para serem usados em viagens. Confira aqui.
Veja mais de nossas caminhadas.
Orientações sobre atividades durante a pandemia
10 lugares para caminhar no RS
Sobre o autor:
Pablo Campozani, coordenador da Top Trip Adventure.