A Temporada de Montanha chegou e vamos subir as montanhas no Paraná!!
Prepare-se para praticar montanhismo nas montanhas mais lindas e desafiadoras do sul do Brasil.
Se você já é experiente, este é o seu grupo! Venha conquistar a montanha mais alta do sul do Brasil, o Pico Paraná!
De nível extremo, essa atividade vai te levar a percorrer a montanha mais alta do Paraná. Prepare-se para uma incrível aventura!!!
Além do Pico Paraná, teremos uma super atividade de caiaque pelo Vale do Gigante em Antonina. Onde exploraremos uma baia incrível com vista para as montanhas mais altas da Serra do Ibitiraquire que subiremos no dia seguinte! Ao final desta atividade teremos um super café colonial (incluso).
Para finalizar nosso roteiro, subiremos o Morro Pão de Ló na Serra da Baitaca. Com vista espetacular para Conjunto Marumbi e o próprio Pico Paraná! Em dias claros, avista-se até o litoral.
Ficaremos hospedados em Curitiba, no bairro do Batel, muito bem localizado. Serão 4 diárias de hotel.
Nos dias de atividades, o deslocamento será feito em vans.
Aviso Importante!!
Transporte até Curitiba não está incluso.
Viagem aérea (não inclusa). Consulte sugestões de voos.
As vagas são limitadas: 13 vagas!!
| Nível | Descrição |
| 1 | Lazer: sem esforço, ideal para todos. |
| 2 | Fácil: basta vontade de realizar a atividade, desde que não haja problemas de saúde. |
| 3 | Moderado: pode exigir algum esforço, mas sem contra-indicação. |
| 4 | Exigente: vai exigir um pouco de esforço, subidas ou descidas fortes, talvez escadas ou terreno íngrime que exija uso das mãos. Cuidado: este é o nível que não é mais para iniciantes ou voltando de lesão. |
| 5 | Desafiador: um bom preparo físico é necessário ao participante – não é para iniciantes. |
| 6 | Difícil: um ótimo preparo físico e uma certa experiência na atividade. |
| 7 | Extremo: para pessoas experientes na atividade. |
| 8 | Máximo: apenas para profissionais. |
PICO PARANÁ:
Localizado na Serra do Ibitiraquire, em Campina Grande do Sul (PR). Sua descoberta científica, aconteceu em 1941, com uma expedição liderada por Reinhard Maak, Alfred Mysing e Rudolf Stamm, que comprovou que o Pico Paraná era, de fato, o ponto culminante da região sul do Brasil. Desde então, ele se tornou um marco na formação de montanhistas, sendo um dos principais marcos para quem deseja evoluir no montanhismo.
Sua trilha é reconhecida por oferecer uma experiência completa e desafiadora, com trechos de floresta, lajeados, rampas rochosas, campos de altitude, cristas expostas e pequenos trechos onde é necessário apoiar as mãos, mas sem exigir técnicas avançadas de escalada.
A caminhada começa na Fazenda Rio das Pedras e segue inicialmente em direção ao Morro do Getúlio (Pedra do Piolho), proporcionando as primeiras vistas para o Pico Itapiroca, Pico Caratuva, Pico Taipabuçu e outras montanhas da região. Em seguida, atravessamos o vale entre os picos Caratuva e Itapiroca, área marcada por mata fechada e trechos com raízes. Após esse setor, chegamos ao Abrigo 1, primeiro ponto de descanso estruturado, já com visual frontal do PP.
A partir dali, iniciamos o trecho mais inclinado e contínuo da trilha, passando por lajeados, raízes e pequenos lances de trepa-pedra. É nesse momento que começamos a ganhar altitude com mais rapidez, e a vista se abre para diversos picos da Serra do Ibitiraquire, como Itapiroca, Siririca, Camelos, Ferraria e Taipabuçu. O setor entre os Abrigos 1 e 2 oferece uma clara percepção da grandiosidade da montanha, com paisagens de grande amplitude e contato direto com os campos de altitude.
Do cume, em dias limpos, é possível visualizar toda a cadeia montanhosa do Paraná, o litoral paranaense, a Baía de Antonina, a Serra do Mar catarinense, além dos campos elevados do Planalto Curitibano. Trata-se de uma das paisagens mais amplas, impressionantes e emblemáticas entre todas as montanhas do Brasil.
Altimetria mínima: 1012m.
Altimetria máxima: 1877m.
Terreno: Trilha com trechos com raízes, rochas, rampas, escadinhas e passagens com exposição. Vários lances de via ferrata (grampos) e escalaminhadas — longa extensão, alto ganho de altitude e esforço contínuo.

MORROS ANHANGAVA E SAMAMBAIA:
O Morro Pão de Ló está localizado na Serra da Baitaca, dentro do Município de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele possui 1.370 metros de altitude e é uma das montanhas mais procuradas por aqueles que querem começar a prática de trilhas e caminhadas em montanha. Desde o seu cume é possível visualizar, com perfeição, seu vizinho, o Morro Anhangava, um dos mais conhecidos da região. Também é possível avistar todo o vale abaixo, a Trilha do Itupava, o Complexo do Marumbi, o Pico Paraná e, em dias limpos, a vista se estende para o litoral paranaense podendo-se observar Morretes, Paranaguá e a Ilha do Mel.
No final de nossa descida poderemos curtir uma linda cachoeira para nos refrescarmos e recuperarmos a energia gasta na atividade. O nível de dificuldade técnica do passeio é fácil, não possuindo obstáculos perigosos no caminho. Já o nível de dificuldade física é intermediário, com um trecho de subida que exige um pouco de preparo físico dos aventureiros.
CAIAQUE NO VALE DO GIGANTE EM ANTONINA:
O Vale do Gigante, localizado entre Antonina e o maciço do Pico Paraná, é uma das regiões mais selvagens e preservadas da Serra do Mar. O nome vem justamente da vista frontal para o maior conjunto de montanhas do sul do Brasil — Pico Paraná, Caratuva, Itapiroca, Tucum, Siririca — que se erguem como muralhas sobre o vale.
A atividade acontece em dois rios icônicos da Serra do Mar:
Rio do Nunes – De águas extremamente cristalinas, nasce nas encostas do Pico Paraná. Ele é conhecido por suas piscinas naturais, trechos de corredeiras leves e fundo pedregoso. É um rio muito procurado por banhistas nos dias quentes, pela transparência da água e pela beleza do entorno.
Rio Cacatu – Também nascido nas montanhas do Ibitiraquire, o Cacatu percorre áreas remotas e rurais, sem atravessar áreas urbanas — o que garante sua pureza. É um rio calmo, cercado por mata nativa, pássaros e montanhas ao redor.
O trajeto combina dois estilos:
Descida do Rio do Nunes – sempre a favor da correnteza; leve, divertida e sem dificuldades técnicas. No início do percurso, a água é bem rasa e será necessário descer do caiaque para puxá-lo por alguns minutos — parte natural da aventura.
Subida do Rio Cacatu – apesar do trecho contra a correnteza, o rio é raso e tranquilo, com fluxo suave, permitindo remar sem grande esforço.
A atividade revela um ambiente rural preservado, com paisagens que misturam montanha, água transparente, vida simples e natureza selvagem. O roteiro é contemplativo, perfeito para quem busca natureza, águas claras, vida selvagem, silêncio e um ritmo leve. Ao final da atividade, visitaremos uma Colônia Japonesa, tradicional da região, onde um café colonial (incluso) é servido com produtos produzidos ali mesmo.
HOSPEDAGEM:
Hotel com quartos duplos em Curitiba.
Consulte quarto de casal.
Chek in dia 03 de junho após as 14h.
Roteiro:
Roteiro sem transporte para Curitiba.
➤ Dia 1: QUARTA-FEIRA 03/06
➤ Dia 2: QUINTA-FEIRA 04/06 – Caiaque no Vale do Gigante
➤ Dia 3: SEXTA-FEIRA 05/06 – Montanha Principal – Pico Paraná
➤ Dia 4: SÁBADO 06/06 – Morro Pão de Ló
➤ Dia 5: DOMINGO 07/06
O QUE LEVAR?
✔ Documento de Identificação deverá ser portado durante todo o trajeto
✔ Recomendado uso de luvas
✔ Roupa de trilha, lanterna, lanches para os dias de atividade
✔ Boné, Filtro Solar e Repelente, Capa de Chuva.
✔ Lanche para conforto da viagem (sanduÍches, frutas, bolachas, chocolates)
✔ Levem dinheiro em espécie para emergências pessoais!
✔ Kit de Primeiros Socorros Pessoais – Com medicações de uso contínuo e particular em caso de quadro pré-existente
✔ Mantenha-se hidratado, leve sua garrafa de água!
✔ VIVA O ESSENCIAL!
Ao reservar a viagem você está aceitando a regras e políticas de cancelamento.
01-03 de Maio |
Feriado do Trabalho em Florianópolis
07 de Fevereiro |
Aquatrekking no interior do Cânion Fortaleza
07 de Fevereiro |
Trilha dentro do Cânion Itaimbezinho