No norte de Minas Gerais existe um conjunto impressionante de cavernas e formações geológicas, que formam um dos locais mais espetacular do Brasil, as Cavernas do Peruaçu!!
Com enorme importância arqueológica, pinturas rupestres de até 14.000 enfeitam as paredes de grutas imensas. Estalactites e estalagmites enormes, adornam as cavernas com visuais impressionantes.
Vem com a Top na Expedição Cavernas do Peruaçu!!
Nossa viagem começará por Montes Claros-MG, onde pegaremos o transfer para Januária, nossa cidade base. De lá, nosso roteiro terá quatro dias atividades de bate-volta no Parque Nacional e redondezas.
Conheceremos as principais atrações do Parque Nacional através de trilhas de nível facíl-moderado, sendo a maior de 10km. Poderemos visualizar as grandes cavernas, e suas formações criadas através de milhares de anos. Além, de poder admirar pinturas rupestres incríveis nas suas paredes.
Nossa hospedagem será em hotel na cidade de Januária – cidade banhada pelo Rio São Francisco. Quartos duplos com café da manhã e piscina.
Confira o nosso roteiro em detalhes abaixo:
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado na parte norte do estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, abrange uma área de 56.800 hectares. Quase 500 cavidades já foram catalogadas no Parque Nacional, incluindo enormes cavernas adornadas com decorações de espeleotemas diversas e ricas.
A Caverna do Janelão apresenta galerias com seções parabólicas e passagens com larguras e alturas superiores a 100 metros e preserva a maior estalactite do mundo: a Perna da Bailarina, que tem cerca de 28 metros de comprimento.
O Cânion do Rio Peruaçu, com 17 km de comprimento, é um dos maiores do mundo dentro de um vale cárstico, resultado do colapso de antigas galerias. Possui um desnível vertical de mais de 200 metros e sucessivas dolinas de colapso, testemunhas do processo evolutivo único do cânion. A área designada contribui para ampliar a representatividade de sítios cársticos sobre rochas carbonáticas em um clima semiárido nos trópicos.
Na zona de entrada a claraboia é um espetáculo com o contraste da luz na mata interior. A gruta do Rezar reúne toda a grandiosidade do cânion do rio Peruaçu à riqueza da arte rupestre pré-histórica. Abriga um sítio rupestre com pinturas e gravuras bem conservadas. Destacam-se também as dimensões do seu salão de entrada, que alcança 90 metros de largura e mais de 40 metros de altura, além da variedade e exuberância dos espeleotemas. Trata-se de um dos atrativos que mais exige esforço físico, com mais de 500 degraus, mas a chegada é recompensadora.
Distância aproximada: 2,4 km.
O paredão de pinturas rupestres da gruta do Caboclo possui uma grande concentração de pinturas do estilo Caboclo, que foram descobertas pela primeira vez neste local e que são exclusivas do Vale do Peruaçu.
Distância aproximada: 450m.
No Caminho da gruta do Carlúcio, o visitante encontrará mirantes onde é possível observar as variações da mata seca em diferentes épocas do ano, os cactos e a vegetação rupestre. A trilha segue pela mata de galeria até o início da gruta do Carlúcio, onde circunda as rochas provenientes do desabamento do teto da caverna.
Distância aproximada: 2,2 km.
A trilha do Arco do André conta com mirantes naturais únicos, sendo dois deles o Mirante das Cinco Torres e do Mundo Inteiro, cavernas monumentais como a Caverna do Arco do André, Troncos e Cascudos, aonde nas duas últimas o Rio Peruaçu passa por dentro, complementando o cenário único formado pela beleza das rochas carbonáticas de calcário e pelo rio criando o espelho d’água com a cor de tom verde esmeralda.
Distância aproximada: 8 km.
A gruta Bonita é uma das mais belas e ornamentadas grutas do Parque e a única caverna totalmente escura aberta à visitação. Possui salões e galerias repletos de espeleotemas. Apresenta uma gama variada de espeleotemas, em sua grande maioria, delicados e frágeis, como estalactites e estalagmites, travertinos, ninhos de pérolas, helictites, couve-flor, escorrimentos, colunas, além do salão coberto por sedimentos avermelhados, chamado de Salão Vermelho.
Distância aproximada: 1,5 km.
A gruta do Índio possui registros arqueológicos na entrada da gruta, observam-se painéis de arte rupestres pré-históricas inteiras que vão até o teto. Colunas, estalactites e estalagmites podem também ser observadas. Da gruta do Índio também é possível apreciar o Mirante do Índio, em que se pode ver a abertura da Gruta do Janelão e toda a área do Centro de Visitantes Janelão.
Distância aproximada: 1,5 km.
Na Lapa do Boquête encontra-se um dos principais e mais estudados sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, onde foram encontrados alguns sepultamentos e é possível verificar a presença de um silo pré-histórico – estrutura de armazenamento de alimentos.
Distância aproximada: 1,2 km.
A Gruta do Janelão é o principal atrativo do Parque. A grandiosidade da caverna é expressa em suas enormes dolinas, na imensidão de seus salões e em seus gigantescos espeleotemas. O paredão rochoso, logo na entrada, é um grande ateliê a céu aberto que conta a história da presença humana no Vale do Peruaçu. É na gruta do Janelão que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.
Distância aproximada: 5,3 km.
Em nosso último dia, visitaremos uma localidade da região para conhecer as Cachoeiras do Rio Pandeiro. Uma trilha tranquila que leva a várias quedas d’água para banho.
Distância aproximada: 5 km.
Nível | Descrição |
1 | Lazer: sem esforço, ideal para todos. |
2 | Fácil: basta vontade de realizar a atividade, desde que não haja problemas de saúde. |
3 | Moderado: pode exigir algum esforço, mas sem contra-indicação. |
4 | Exigente: vai exigir um pouco de esforço, subidas ou descidas fortes, talvez escadas ou terreno íngrime que exija uso das mãos. Cuidado: este é o nível que não é mais para iniciantes ou voltando de lesão. |
5 | Desafiador: um bom preparo físico é necessário ao participante – não é para iniciantes. |
6 | Difícil: um ótimo preparo físico e uma certa experiência na atividade. |
7 | Extremo: para pessoas experientes na atividade. |
8 | Máximo: apenas para profissionais. |
Transporte em vans entre os pontos do roteiro.
Aéreo não está incluso – contate-nos para sugestão de vôos.
Hospedagens em Januária-MG com café da manhã e piscina. Hotel Hawai ou similar.
➤ Dia 1: Terça-Feira
➤ Dia 2: Quarta-feira
Grutas Caboclo, Carlúcio e Rezar
• Almoço – Lanche de trilha (não incluso)
• Jantar livre
➤ Dia 3: Quinta-feira
➤ Dia 4: Sexta-feira
➤ Dia 5: Sábado
➤ Dia 6: Domingo
FORMAS DE PAGAMENTO:
O QUE LEVAR?
✔ Documento de Identificação deverá ser portado durante todo o trajeto
✔ Roupas de trilha, lanterna, lanches para os dias de atividade
✔ Boné, Filtro Solar e Repelente, Capa de Chuva.
✔ Lanche para conforto da viagem (sanduÍches, frutas, bolachas, chocolates)
✔ Levem dinheiro em espécie para emergências pessoais!
✔ Kit de Primeiros Socorros Pessoais – Com medicações de uso contínuo e particular em caso de quadro pré-existente
✔ Mantenha-se hidratado, leve sua garrafa de água!
✔ VIVA O ESSENCIAL!
Veja mais:
Ao reservar a viagem você está aceitando a regras e políticas de cancelamento.
13-21 de Setembro |
✈️ História, natureza e aventura